Imagem ilustrativa da imagem Paraná é o 5º estado em população e Londrina chega a 575,3 mil habitantes
| Foto: Folha Arte

Com 5,4% da população brasileira, o Paraná continua sendo o estado mais populoso da Região Sul do País em 2020, conforme pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (27). Atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, o Paraná possui 11.516.840 habitantes, quase 100 mil a mais do que o Rio Grande do Sul e 4,2 milhões a mais do que o estado vizinho, Santa Catarina.

Neste ano, o Brasil apresentou um crescimento de 0,77% em comparação com 2019 e atingiu 211,7 milhões de pessoas, sendo 21,9%, ou seja, 46,4 milhões de pessoas, concentrada em 17 cidades com mais de um milhão cada. Destas, apenas três não são capitais.

LEIA MAIS

Prefeitos contestam números do IBGE

A última década registrou um aumento na quantidade de grandes municípios no país. No censo de 2010, apenas 38 municípios registravam população superior a 500 mil habitantes. Dentre eles, apenas 15 tinham mais de 1 milhão de moradores. Já em 2020, o país tem 49 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes.

Além de estar em acordo com a legislação, servir de referência para indicadores sociais, demográficos e econômicos e ser a base para a elaboração de políticas públicas, os dados do IBGE são utilizados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para calcular o repasse do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

No caso dos municípios, o coeficiente é calculado pelo Tribunal com base nas informações do IBGE enviadas até o dia 31 de outubro de cada exercício e leva em conta, também, a renda per capita de cada estado informada pelo Instituto. O IBGE precisa publicar estes dados no Diário Oficial da União até o dia 31 de agosto de cada ano e prefeitos ou demais autoridades interessadas têm um prazo de 20 dias para apresentar reclamações.

Para o diretor de Pesquisa do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), Julio Suzuki, historicamente o Paraná não apresenta grandes fluxos migratórios e pode ser considerado “demograficamente consolidado”, definiu em contraponto às regiões Centro-Oeste e Norte do País que se percebe uma chegada maior de habitantes. Outra característica apontada pelo pesquisador é a baixa taxa de natalidade da Região Sul, “parecida com a de países desenvolvidos”, comparou.

Entre 1º de julho de 2019 e os doze meses seguintes, Londrina apresentou crescimento populacional de quase 1% e alcançou 575,3 mil moradores, o que a mantém na posição de maior cidade do interior do Paraná. Em seguida, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel cresceram 1,53%, 1,02% e 1,18%, respectivamente. Já a capital dos paranaenses está próxima de atingir dois milhões de habitantes nos próximos anos e aparece como a oitava cidade mais populosa do País. Neste ano, o IBGE apontou que a Região Metropolitana de Curitiba cresceu 1,07% em comparação com 2019 e chegou a 3,6 milhões de pessoas, o que representa ser a nona maior associação de municípios do País.

Na lista das dez maiores cidades em população do estado, São José dos Pinhais foi a que apresentou o maior crescimento, 1,76%, neste período. Entretanto, a pequena Tunas do Paraná, a 80 quilômetros ao norte de Curitiba, foi a que recebeu proporcionalmente o maior número de novos moradores. Com crescimento de 2,88%, o pequeno município, localizado em um afloramento da pedra conhecida como Granito Tunas, ultrapassou a marca de nove mil habitantes em 2020. Porém esta lista também conta com uma cidade do norte do estado. Mauá da Serra, a 80 quilômetros de Londrina, apresentou um dos maiores índices de crescimento, 1,87%, neste ano, chegando a 10.800 habitantes.

Por outro lado, cidades da região central, como Altamira do Paraná, Nova Cantu e Nova Tebas registraram êxodo populacional. Próxima de Cascavel, Altamira do Paraná viu sua população ser reduzida para 1.682 moradores, 13,38% a menos. (Com Agência Brasil)