A PRF (Polícia Rodoviária Federal) divulgou o balanço da Operação Ano Novo 2022 no Paraná. Neste ano, durante os quatro dias de operação, que teve início na quinta-feira (30) até às 23h59 de domingo (2), agentes da PRF flagraram 124 motoristas dirigindo bêbados e oito pessoas foram presas.

Imagem ilustrativa da imagem Operação Ano Novo da PRF flagra 124 condutores embriagados no Paraná
| Foto: Divulgação/PRF

Ao todo, a PRF registrou 78 acidentes, 93 feridos e 5 mortos. Na operação do ano passado, durante o período de restrições impostas pela pandemia, entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021, 86 acidentes foram atendidos, 117 pessoas ficaram feridas e uma pessoa perdeu a vida. Os dados são preliminares e podem sofrer alterações.

Um dos acidentes fatais aconteceu na tarde de domingo (2). Um casal perdeu a vida depois de um acidente na PR-323, no trecho que passa por Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina). Uma bebê de apenas 11 meses sobreviveu e foi socorrida pelo helicóptero do Samu.

Também foram flagrados 532 condutores ou passageiros sem o cinto de segurança, além de 99 ocasiões em que crianças não utilizavam adequadamente um dispositivo de retenção, como a cadeirinha.

ULTRAPASSAGENS

Foram registradas 409 ultrapassagens irregulares durante o feriado, representando mais de quatro flagrantes por hora de operação. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário.

A Operação Ano Novo, realizada em cerca de quatro mil quilômetros de rodovias federais da circunscrição da PRF no Paraná, fiscalizou 11.384 pessoas e 10.962 veículos. No total, 134 veículos foram recolhidos por diferentes irregularidades e 2.871 infrações foram registradas pelos policiais. Além disso, sete veículos foram recuperados e 35 pessoas foram detidas por diversos motivos. (Com informações da Agência PRF)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.