O governador Ratinho Junior e o prefeito Tiago Amaral (ambos do PSD) assinaram, nesta sexta-feira (21), a ordem de serviço para o início da segunda etapa da obra de revitalização do Jardim Botânico de Londrina, ponto turístico com entrada gratuita na zona sul. Por meio do IAT (Instituto Água e Terra), órgão vinculado à Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável), o investimento será de R$ 45,9 milhões. A terceirizada contratada tem 18 meses para executar as novidades e melhorias previstas. Com foco em paisagismo, a intervenção almeja transformar o espaço em um polo de educação ambiental, aumentar o número de visitantes e incentivar a realização de eventos.

A obra prevê a construção de auditório, salão de eventos, cafeteria, praça de convivência, novos sanitários, vestiários, pista de caminhada e espelhos d’água, além da revitalização das estufas, conclusão do anfiteatro, implantação de pórtico e de oito jardins temáticos. A manutenção e segurança devem ficar a cargo da Prefeitura de Londrina, que compartilha a gestão do espaço com o Governo do Estado.

A empresa vencedora da licitação está liberada para iniciar o serviço, com monitoramento por parte de fiscais da Sedest. “Tudo o que for feito vai ser devidamente medido para que se faça o uso do dinheiro público da maneira correta, executando a obra e recebendo proporcionalmente aquilo que for executado”, antecipou o chefe da pasta, Everton Souza.

Ampliação da biodiversidade

Em uma área construída de 4,4 mil m², a Praça do Café é um dos carros-chefe da obra, que comportará eventos em seu auditório e salão. As estufas existentes serão revitalizadas, com a instalação de estruturas metálicas para suporte de trepadeiras e substituição da cobertura de vidro por vidro laminado. A proposta atual é transformar o espaço em um ambiente aberto com vegetação nativa da Mata Atlântica, com exibição de diferentes espécimes botânicos, e relacionada ao café.

Uma estrutura metálica de grande porte busca valorizar a entrada principal. Oito novos jardins temáticos serão compostos por 970 árvores, 1,6 mil arbustos e 39 mil mudas de forração, destinados à educação ambiental e conservação da biodiversidade. Outras áreas do espaço terão mais 1,7 mil árvores, 30 mil arbustos e 201 mil mudas, com o paisagismo finalizando a intervenção.

Cartão-postal

Ratinho Junior afirmou que a unidade será “um dos maiores cartões-postais do Paraná e do Brasil”, salientando que a parceria recém-firmada com a Secretaria Municipal de Educação vai “ajudar a criar cada vez mais crianças e adolescentes com essa consciência ambiental tão necessária para o futuro”.

Já o prefeito Tiago Amaral reforçou que o espaço será explorado como ponto turístico, visto que esta é “uma das grandes estratégias que Londrina tem agora para o desenvolvimento econômico”. “Está aberto ao povo, aqui é para uso da comunidade, para as pessoas virem correr, caminhar e brincar com os filhos. Tem uma discussão recente sobre a importância das áreas de lazer, pois bem, podem vir até aqui que eles estarão diante das melhores áreas de lazer que o Brasil terá”.

Primeira etapa

A primeira fase da revitalização, concluída em março, recebeu R$ 2,3 milhões do IAT e incluiu melhorias na estufa, passarela, lago, instalações elétricas e estruturas de apoio, como a sede administrativa. Os reparos emergenciais começaram em 15 de julho do ano passado. Localizada próxima à porção inferior do lago, a estufa nunca foi finalizada e não comporta nenhuma planta, com vidros faltantes ou estilhaçados por conta da amplitude térmica registrada em Londrina.

A passarela que conecta os dois lados do Jardim Botânico estava bloqueada desde 2023, com riscos estruturais sanados com a reforma, o que viabilizou a liberação. As diferentes porções do lago apresentavam níveis desiguais de volume na época, com a localizada em frente à estufa quase completamente vazia. Boa parte estava coberta por vegetação seca, terra e o ocasional lixo de visitantes, com volume considerável nesta sexta.

mockup