Os 50 leitos de enfermaria do SUS para tratamento da Covid-19 anunciados pelo governador Ratinho Jr. (PSD) na última sexta-feira (26) para o HZN (Hospital da Zona Norte) e o da HZS (Zona Sul) foram preenchidos em pouco tempo. Com o crescimento vertiginoso de infectados, as duas unidades já trabalham no limite e pensam em alternativas para driblar a superlotação. A notícia de mais espaços para cuidar dos doentes foi divulgada no mesmo dia em que o Paraná entrou em um 'lockdown' de nove dias.

Imagem ilustrativa da imagem Novos leitos de enfermaria de Covid-19 para Londrina já estão ocupados
| Foto: Arquivo FOLHA

"A ocupação foi atingida em menos de 48 horas. Vários pacientes já vieram graves. A princípio, eles não deveriam estar conosco, mas sim no HU (Hospital Universitário), que não comporta mais pessoas. No final da tarde de ontem (terça-feira), conseguimos transferir alguns para o Hospital do Coração. O panorama está caótico. Não para de chegar gente. Estamos em negociação com o governo estadual para ter mais leitos", informou o diretor do Hospital da Zona Norte, Reilly Alberto Aranda Lopes.

Por conta da explosão de casos confirmados, o HU restringiu a partir desta quarta os atendimentos no Ambulatório de Especialidades apenas para situações emergenciais, como pós-operatórios em ortopedia, neurocirurgia, pneumologia, infectologia, otorrino, cirurgia de cabeça e pescoço, gestação de alto risco, tratamento de feridas e ostomias. É uma tentativa de deslocar profissionais para suprir a demanda de contaminados pelo coronavírus. Férias e licenças concedidas aos servidores até 8 de março foram suspensas.

No Zona Sul, o contexto não é diferente. Além dos 30 leitos de enfermaria anunciados pelo governador, a direção utilizou outros 20 que eram reservados apenas para casos suspeitos. "Também estamos recebendo pacientes graves. Muitos chegam em um estágio já ruim da doença. Desses 50 disponíveis, 49 estão ocupados. Ontem eram 52 e assim vai. O número pode mudar a cada minuto", afirmou o diretor do hospital, Geraldo Júnior Guilherme.