A Secretaria Municipal de Saúde deverá divulgar, nesta segunda-feira (21), o calendário de vacinação contra a Covid-19 para a população em geral com 48 e 49 anos de idade. O cadastramento para a faixa etária acima dos 40 anos foi liberado no último dia 12 e, com a chegada de um novo lote de vacinas à 17ª Regional de Saúde de Londrina, a expectativa do secretário Felippe Machado é poder iniciar a imunização do público abaixo dos 50 anos de idade. Na noite de sábado (19), a 17ª RS recebeu 13.344 doses da vacina Pfizer e 1,4 mil doses da Coronavac. Além da faixa etária, as doses do novo lote também serão distribuídas entre grupos prioritários. “Esta semana, vamos analisar o nosso estoque de vacina para fazer a progressão da faixa etária. Deve descer dois anos nesta semana”, explicou o secretário.

Imagem ilustrativa da imagem Novo lote de vacinas deverá estender as doses para pessoas com 48 e 49 anos
| Foto: Gustavo Carneiro

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite deste domingo (20), Machado e o prefeito Marcelo Belinati reforçaram a necessidade e a importância de se manter os cuidados adequados para prevenção da Covid-19. Belinati voltou a dizer que o município vive “o pior momento de toda a pandemia”, mas novamente descartou a possibilidade de adoção de medidas mais restritivas para as atividades econômicas e voltou a fazer um apelo para que a população evite participar de festas com mais de dez pessoas. “A situação deu uma amenizada, mas a situação é delicada. Continuamos com 100% de ocupação de leitos. Hoje, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), tinha 29 pacientes aguardando vagas nos hospitais e mais os pacientes da região”, disse Belinati.

Segundo boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), a macrorregião Norte, em Londrina, estava neste domingo com uma taxa de 92% na ocupação de leitos, mas Belinati ressaltou que o indicador é apenas “uma foto do momento”. “Já tem cem pacientes para vir para esses 8% de leitos vagos. Nossa ocupação é de 100%.”

Dos 538 paranaenses que aguardavam um leito especializado no tratamento de Covid-19, de enfermaria ou UTI, 75 pessoas eram da macrorregião Norte. “Melhorou bem. Já tivemos 1,2 mil pessoas esperando vaga no Estado inteiro, mas ainda assim é o pior momento e a gente pede que as pessoas continuem se cuidando”, reforçou o prefeito.

Apesar de a média móvel de casos de infecção pelo novo coronavírus ter baixado de 353 há 14 dias para 268 na última semana, o número de confirmações da doença no município nos 20 primeiros dias de junho já ultrapassou o total de registros de maio. De 1º a 20 de junho, Londrina teve 6.829 casos positivos da doença. “Janeiro ainda é o mês com mais casos, com 8.688 confirmações, mas se a média de casos em junho se mantiver, esse mês vai ultrapassar o mês de janeiro. E o mais importante não é o número de casos, mas a gravidade. Hoje, a maioria dos leitos de UTI estão ocupados por pacientes mais jovens, de 20 a 50 anos de idade”, destacou o prefeito.

Nas últimas 24 horas, foram computados 200 novos casos de Covid-19 no município, totalizando 64.480 londrinenses infectados desde o início da pandemia. O número de óbitos subiu para 1.634 com dois novos registros, o de uma mulher de 95 anos e o de um homem de 60 anos, este sem comorbidades, segundo o boletim da Secretaria de Saúde.

O informe também aponta 1.124 casos ativos de Covid-19, dos quais 888 estão em isolamento domiciliar e 236, internados, sendo 128 em leitos de UTI e 108 em vagas de enfermaria. No município, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para tratamento de infecções pelo novo coronavírus pelo SUS é de 74% na enfermaria e de 99% na UTI adulto, com 144 das 146 vagas ocupadas.

O índice R0, que mede a taxa de transmissibilidade da doença, também subiu na cidade, de 1,17 para 1,21, o que significa que cada cem pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 121 pessoas. Quanto maior o R0, mais acelerada é a disseminação da doença. “Estamos com uma variante do vírus mais grave e mais agressiva que está levando muita gente nova embora”, disse Belinati. “Interessante que quando começamos a divulgar essa tabela, a faixa etária acima de 60 anos chegava a quase 80% das mortes. Quem está morrendo agora são os mais novos, o que mostra que a vacina tem cumprido o seu papel”, comentou Machado.

VACINAÇÃO

Até este domingo, Londrina havia vacinado 187.994 pessoas com a primeira dose e 86.470 com a segunda dose. Diariamente, o município tem conseguido imunizar entre três mil e quatro mil pessoas. Na faixa etária entre 40 e 49 anos de idade, são 76 mil londrinenses e Machado disse que terá, nesta segunda, uma resposta oficial sobre os agendamentos para pessoas abaixo dos 50 anos. Além da população em geral por idade, o agendamento está liberado também para gestantes e puérperas, ou seja, mães que deram à luz nos últimos 45 dias. Mulheres que estão amamentando ainda não têm liberação para tomar a vacina.

A expectativa da Secretaria de Saúde é contemplar, ainda nesta semana, os bombeiros civis e os trabalhadores da limpeza urbana. Para isso, é necessária a autorização do Ministério da Saúde. E, na próxima semana, deverá ser liberado o cadastro para os profissionais do transporte coletivo.