Um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou à 17ª Regional de Saúde de Londrina na noite de sábado (19). "Recebemos ontem (19), 21h, 13.344 doses de vacina Pfizer para a população de 40 a 59 anos, professores da educação básica, professores do ensino superior e assistência social. Vieram também 1400 doses da Coronavac para gestantes e puérperas sem comorbidades. Importante ressaltar que as segundas doses estão reservadas na Cemepar (Central de Medicamentos do Paraná)", ressaltou Maria Lúcia da Silva Lopes, diretora da 17ª Regional de Saúde de Londrina.

Dentre os imunizantes da nova remessa, estão 13.344 doses da vacina da Pfizer para a população de 40 a 59 anos
Dentre os imunizantes da nova remessa, estão 13.344 doses da vacina da Pfizer para a população de 40 a 59 anos | Foto: Américo Antônio/Sesa

Segundo Lopes, a Sesa emitiu uma Nota Técnica acerca da vacinação de gestantes. "A Nota Técnica esclarece sobre a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. Vale acrescentar que, de acordo com o documento, em 2020 foram registrados 80 óbitos maternos, sendo dezessete (17, o que representa 21,2% do total) deles por Covid 19. Infelizmente, ate junho de 2021, o Paraná já perdeu 79 gestantes, cinquenta e três delas (53) delas por Covid 19", apontou.

A nota informa que dos 80 óbitos maternos totais registrados no ano passado, 67 foram declarados no Sistema de Informação sobre Mortalidade e 13 estão em processo final de análise. O documento informa que a variabilidade da mortalidade materna de 2020 para 2021 foi de 211%, representando um aumento de 3,1 vezes.

No texto da nota, a Sesa informa que gestantes e puérperas são consideradas grupo de risco para a Covid-19, especialmente no 3º trimestre de gestação e período pós-parto. "O conhecimento adquirido no decorrer da pandemia evidencia o risco de internamento, desfechos maternos e neonatais desaforáveis e óbito materno tanto em gestantes e puérperas com comorbidades, como naquelas sem comorbidades." Segundo a nota, o panorama descrito tem resultado no aumento de morbidade e mortalidade materna, além do maior risco de prematuridade e óbito fetal no Brasil e consequentemente no Paraná."

A pasta ressalta que inúmeras ações de atenção e vigilância em saúde têm sido tomadas com o intuito de diminuir estes números. "Dentre elas a imunização das gestantes e puérperas contra a Covid-19. Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o PNI (Programa Nacional de Imunizações) orientaram interromper temporariamente o uso da vacina AstraZeneca-Oxford/Fiocruz contra o SARS-CoV-2 (com vetor viral) em gestantes e puérperas, resultante do monitoramento e vigilância dos casos de eventos adversos das vacinas contra COVID-19 disponíveis no Brasil. Mantiveram, então, a continuidade da vacinação para gestantes e puérperas com comorbidades, utilizando outras vacinas já aprovadas para uso no País, produzidas pela Sinovac/Butantan (Coronavac ) e pela Pfizer/BioNTech (Comirnaty ), que não contém vetor viral, e suspenderam temporariamente a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades.

GESTANTES E PUÉRPERAS

O Secretário de Saúde, Beto Preto, decidiu pela inclusão de todas as gestantes e puérperas até 45 dias após o parto (com a presença ou não de comorbidades) no Plano Estadual de Vacinação contra a COVID-19, utilizando vacinas que não contenham vetor viral, ou seja, Sinovac/Butantan(Coronavac) ou Pfizer/BioNTech (Comirnaty) e respeitando-se a decisão e autonomia da mulher.

Para receberem a vacina, as gestantes sem comorbidades devem apresentar o exame laboratorial/ecográfico ou o cartão de pré-natal comprovando sua gestação atual ou, no caso de serem puérperas, comprovação do parto por documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento, sem necessidade de nenhum relatório específico.

A pasta recomenda a manutenção das medidas não farmacológicas como o uso de máscaras, álcool gel, higiene e lavagem das mãos, isolamento e distanciamento social durante a gestação e puerpério para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

VACINÔMETRO

O Paraná aplicou até este domingo 4.132.134 doses de vacinas contra o novo coronavírus. Até agora 3.043.271 pessoas no Estado receberam a primeira dose e 1.088.863 receberam a segunda dose de um total de 5.661.855 doses distribuídas no Estado.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.