A cidade de Londrina chegou aos 100 casos confirmados de Covid-19. Nessa terça-feira (28), o município completou 50 dias de epidemia do novo coronavírus. O número de óbitos permaneceu o mesmo (13).

Em live do prefeito Marcelo Belinati nas redes sociais, o secretário municipal da Saúde, Felippe Machado, fez uma projeção dos casos de coronavírus na cidade caso as medidas de isolamento social não tivessem sido tomadas. Segundo ele, no dia 3 de maio, Londrina teria 26 mil casos confirmados do Covid-19.

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura é notificada de decisão judicial e comércio deve fechar nesta quinta

Comerciantes reclamam de insegurança jurídica

Mas, com as medidas tomadas - inclusive com a reabertura do comércio e das atividades produtivas da cidade -, a previsão é chegar aos 195 casos na mesma data.

Nesta segunda-feira (27), o Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a reabertura do comércio em Londrina, atendendo a agravo de instrumento da 24ª Promotoria de Justiça de Londrina, que expôs os riscos do aumento da curva de contágio do novo coronavírus na cidade com a retomada das atividades não essenciais.

Para Felippe Machado, os dados epidemiológicos da cidade mostram que a estratégia que está sendo adotada pela prefeitura no combate ao novo coronavírus, que inclui a retomada das atividades econômicas, serve de modelo para outros municípios.

"Quando se fala em achatar a curva não se pode confundir com empurrar a curva. Precisamos achatar de modo que assistência hospitalar consiga atender os pacientes. Ao passo que não se consegue fazer a imunização, temos a falsa sensação de um cenário favorável porque estamos empurrando a curva. Quando liberarmos a mobilidade social de uma vez, essa curva não vai ter sido achatada, vai ter sido empurrada, entretanto, vai estressar e sobrecarregar os serviços de saúde."

O secretário também anunciou a compra pelo município de mais 4 mil testes PCR, padrão para diagnóstico do coronavírus, e a aquisição de testes em laboratórios privados na cidade que vai permitir ampliar o diagnóstico do Covid-19 em mais de mil testes por semana. A expectativa é que alguns dos novos testes sejam realizados ainda essa semana.

"Vamos testar já nas próximas semanas algo em torno de 1.400 pessoas da cidade, ampliando o protocolo vigente do Ministério da Saúde que disponibiliza testes só para casos internados e graves. Vamos poder ter uma amostragem maior de testes na população testando em unidades sentinelas como UPA Sabará, nossas UBS respiratórias, todo aquele paciente que apresentar quadro respiratório semelhante ao do coronavírus de acordo com indicação dos nossos médicos assistencialistas que estão na linha de frente."

SITUAÇÃO

Dos 100 casos confirmados em Londrina, 69 foram considerados curados, 10 estão em isolamento domiciliar, cinco estão em enfermaria e três em UTI. O boletim do coronavírus em Londrina mostrou ainda que há 64 casos suspeitos de coronavírus e 817 descartados. A incidência de casos em Londrina é de 173,77 (por milhão de habitantes), contra 316,15 em todo o Brasil.

A maior parte dos pacientes (41) tem 40 a 59 anos de idade. Em seguida vem o grupo dos pacientes de 20 a 39 anos (30) e 60 anos ou mais (24). A ocupação geral de leitos na cidade (total de 1.423) está em 51%.