A UEL (Universidade Estadual de Londrina), UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) aplicam provas de vestibulares a partir deste domingo (1º) para mais de 27 mil candidatos. Em Londrina, Curitiba e Cascavel, 8.419 candidatos participam da 2ª fase da UEL e disputam 2.559 vagas em 53 cursos de graduação. Outras 586 vagas serão ofertadas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), somando 3145 vagas.

.
. | Foto: Ricardo Chicarelli/Arquivo FOLHA

Além deste domingo, os inscritos também terão provas nesta segunda-feira (2) e também na terça-feira (3), mas, neste terceiro dia, farão provas apenas os candidatos que buscam vagas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais. No primeiro dia, os vestibulandos terão que responder 30 questões objetivas e de duas a quatro redações. No segundo dia, serão 12 questões discursivas de três disciplinas conforme o curso escolhido. O resultado será divulgado em 13 de janeiro às 12h.

De acordo com a diretora pedagógica da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), Juliana Tonelli, na prova de redação pode haver de dois a quatro temas. A diretora adianta que é preciso desenvolver todas as propostas. "A Prova de Redação avalia o quanto o candidato consegue argumentar sobre temas contemporâneos. Portanto, avaliamos domínio da norma culta da Língua Portuguesa, pontuação, ortografia e, obviamente, o desenvolvimento do texto. Cuidado para não fugir do tema", alerta.

Os 6.890 candidatos que prestam a segunda fase do vestibular na tarde deste domingo no campus da UEL (Universidade Estadual de Londrina) entraram pontualmente nas salas de prova. Outros 1.050 estudantes fazem as provas no Colégio Vicente Rijo, além dos 380 candidatos inscritos em Curitiba, e 99, em Cascavel.

O estudante Rodrigo Miotto disse estar tranquilo. Ele tenta ingressar na UEL pela terceira vez, a primeira no curso de Relações Públicas, e acredita que ter participado de outros vestibulares ajudou a espantar o nervosismo. "Como é mais de uma redação, espero um tema mais da atualidade e a outra parte,mais uma crítica social", comentou.

Candidato a uma vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo, Iago Pazianoto está mais preocupado com a prova desta segunda-feira (2), de conhecimentos específicos. "Em português e redação eu vou bem. Fiz o Enem e me saí bem na redação. Espero um tema fora da curva, bem diferente do que todo mundo está esperando, nada polêmico."

"Estava estudando até agora. A redação preocupa um pouco, mas estou mais nervosa com a prova de conhecimentos específicos. Acho que a segunda fase vai ser mais difícil do que a primeira", disse a candidata ao curso de Engenharia Civil, Paola Vitória Oliveira Cesar.

Após o ingresso dos estudantes aos locais de prova, muitos pais e familiares aguardavam do lado de fora, na torcida. O casal Elaine e Francisco Cordeiro vieram de Juçara, no Noroeste do Estado, acompanhando a filha, Raiza, que tenta uma vaga no curso de design de moda. "Ela estudou bastante, estamos confiantes."

UEPG e Unioeste

Neste domingo, a UEPG realiza o Vestibular de Verão 2019. São 7.415 inscritos em 13 cidades do estado: Ponta Grossa, Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Telêmaco Borba e Umuarama. Os candidatos farão provas no domingo e segunda-feira, sendo 55 questões de conhecimentos gerais e a redação no primeiro dia, e questões de disciplinas específicas de cada curso no segundo dia. São 746 vagas em 39 cursos de graduação. O resultado está marcado para ser divulgado até 6 de janeiro de 2020.

Em etapa única neste domingo, a Unioeste recebe mais de 11 mil candidatos que disputam as 1.230 vagas para 65 cursos de graduação em sete municípios do estado: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo. Os inscritos terão uma prova com 77 questões objetivas de sete disciplinas e a redação. A previsão para divulgação do resultado é 20 de dezembro.

LEIA MAIS:

UEL aplica provas da 2ª fase do vestibular