Embora os professores e servidores da UEL (Universidade Estadual de Londrina) tenham aprovado início de greve, a segunda fase do vestibular 2020 será realizada normalmente a partir deste domingo (1º), segundo a coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), Sandra Garcia.

Provas de habilidade específica serão aplicadas apenas no campus da UEL
Provas de habilidade específica serão aplicadas apenas no campus da UEL | Foto: Ricardo Chicarelli/20-10-2019

No domingo, serão aplicadas as provas de Línguas, Literatura e Redação; na segunda (2), com provas de Conhecimentos Específicos; e na terça-feira (3), os vestibulandos que tentam vagas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico fazem as provas de habilidades específicas.

Conforme Garcia, foram 8.419 aprovados na primeira fase do vestibular, sendo 4.617 mulheres e 3.802 homens. O levantamento da Cops aponta ainda que 3.566 candidatos são de Londrina, 2.747 são de outras cidades do Paraná, 1.936 de São Paulo e 175 de outros Estados. Os candidatos disputam 2.559 vagas em 53 cursos de graduação.

De acordo com a coordenadora da Cops, no primeiro dia de prova são 20 questões de língua portuguesa e literatura, 10 questões de língua estrangeira escolhida pelo candidato e a redação. Na segunda, os vestibulandos deverão fazer 12 questões discursivas distribuídas em três disciplinas, conforme o curso escolhido. Nos dois primeiros dias, as provas serão aplicadas na UEL e no Colégio Estadual Vicente Rijo.

Em relação ao último dia de prova, Garcia ressalta que os candidatos que fizeram a primeira fase em Curitiba e Cascavel deverão ficar atentos, pois as provas de habilidade específica ocorrerão somente em Londrina.

No domingo e na segunda, os portões abrem às 13h20 e fecham às 14h. "Pedimos que os candidatos se desloquem aos locais de prova com uma hora e meia de antecedência. A partir das 12h, o deslocamento para a UEL será feito pela avenida Presidente Castelo Branco. A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e equipes da PM (Polícia Militar) estarão direcionando o trânsito", explica a coordenadora.

Os plantões do vestibular vão funcionar apenas no domingo e na terça, das 8h30 às 12h, na Cops. Garcia orienta que os candidatos de Curitiba e Cascavel deverão procurar a sala central da coordenação.

Na terça-feira, as provas de habilidades específicas serão realizadas somente no Cesa (Centro de Estudos Sociais Aplicados) e CTU (Centro de Tecnologia e Urbanismo). Sobre segunda-feira (2), a coordenadora reforça que não haverá aula no campus mesmo se os professores e servidores não tivessem aprovado greve a partir desta data na universidade.

Para realizar as provas, Garcia afirma que os candidatos deverão tirar o rótulo da garrafa de água transparente, caso forem levar. Em relação aos alimentos, deverão ser abertos na frente dos fiscais. "De preferência embalagens que não façam barulho para não atrapalhar os demais candidatos nas salas", orienta.

PENITENCIÁRIAS

Direito, Educação Física, Administração, Serviço Social, Engenharia Civil e Nutrição são alguns dos cursos selecionador entre detentos que também farão o vestibular da UEL no domingo e segunda-feira (1º e 2). São 84 detentos aprovados para a 2ª fase. Deste total, 52 são da PEL (Penitenciária Estadual de Londrina) unidade 2, 20 da unidade 1 da PEL e 11 do Creslon (Centro de Reintegração Social).