Das mais de 200 escolas estaduais que realizaram consultas com suas comunidades e decidiram aderir ao programa de educação cívico-militar do Governo do Paraná, 120 já conseguiram implementar as mudanças. A informação é do secretário de estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, durante participação no evento que contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, nesta segunda-feira (16), em Arapongas.

O evento contou uma apresentação dos alunos da Escola Municipal Drª Maria Hercília Horácio Stawinski, a primeira escola municipal do estado a também implementar o modelo.

Em conversa com a FOLHA, Feder comemorou que os alunos das escolas estaduais que já avançaram com o modelo têm apresentado maior frequência durante as aulas. "Escolas cívico-militares tiveram 30% a mais participação nas aulas remotas. Os alunos, através de mais disciplina, também exerciam essa disciplina em casa e assistiam com maior frequência às aulas mesmo com elas remotas", avaliou.

De acordo com ele, o planejamento prevê a implementação do programa em 100% das escolas selecionadas até o final deste ano. "Na semana que vem, vamos abrir o edital para as próximas escolas. Vamos chamar novos policiais militares da reserva para que eles completem o quadro e está no planejamento termos 200 escolas cívico-militares implantadas neste semestre", afirmou o secretário.

Questionado sobre quando o Paraná conseguirá universalizar o acesso à internet nas escolas, Feder explicou que, das 2.143 unidades, cerca de 1.700 já possuem fibra óptica. Ainda de acordo com ele, o estado "está fazendo um esforço para conseguir colocar em 300 escolas ainda neste ano", garantiu Feder, que também confirmou que os recursos para esta medida já estão garantidos.

"Já tem o recurso, está em fase de instalação. As mais difíceis são essas muito remotas, porque é muito caro levar essa fibra muito longe. Ai, sim, vamos usar uma tecnologia de satélite, muito melhor, não é a 5G ainda, mas melhor do que temos", explicou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.