Nos postos de saúde e UBS (unidades básicas de saúde) de Londrina já estão disponíveis 5 mil doses de vacinas para crianças de seis meses a um ano incompleto contra o sarampo. O reforço da vacinação começou a ser aplicado nesta quinta-feira (22) nas crianças.

A vacina contra o sarampo já está prevista no calendário para crianças de 12 meses (primeira dose) e 15 meses
A vacina contra o sarampo já está prevista no calendário para crianças de 12 meses (primeira dose) e 15 meses | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A vacina contra o sarampo já está prevista no calendário para crianças de 12 meses (primeira dose) e 15 meses (segunda dose). Contudo, com o retorno de casos de sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde decidiu reforçar a imunização com a chamada “dose zero”. Isso porque os sintomas da doença são mais graves em crianças menores de um ano.

A criança próxima de completar um ano pode tomar a dose zero. Contudo, deve ser respeitado um intervalo de 30 dias para que ela volte a ser vacinada com a dose prevista para os 12 meses de idade. Em suma, a partir de agora, crianças de seis meses a um ano e meio devem tomar três doses da vacina contra o sarampo.

A prefeitura promoverá uma roda de conversa com 120 servidores da saúde nesta sexta-feira (23) para esclarecer sobre a “dose zero”. O município garante que tem doses suficientes para a vacina e que na próxima semana deve receber uma nova remessa.

LEIA MAIS

'Vi crianças morrendo por causa do sarampo', diz infectologista

Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, em caso de bloqueio vacinal – quando uma pessoa é suspeita de ter sarampo e é feita a vacinação preventiva de todos aqueles com quem ela teve contato – seria necessário requisitar novas doses ao Ministério da Saúde.

Machado acrescenta que devido aos casos confirmados – dois inclusive no Paraná – algumas UBS já tiveram fluxo de pessoas intensificado à procura da vacina. Nos últimos 90 dias, o Brasil teve 1.680 casos de sarampo confirmados. O secretário atribui o retorno da doença a uma “onda antivacina”.

A diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, explica que o sarampo pode atingir qualquer pessoa e que os principais sintomas são “febre alta, acima de 38,5 graus, tosse, nariz escorrendo e vermelhidão no corpo, que começa normalmente no rosto e no tronco e se espalha para o corpo inteiro”. A doença é “extremamente debilitante”, conforme avalia Fernandes. Tanto crianças quanto adultos com sarampo ficam apáticos, com dificuldade de comer e de realizar atividades corriqueiras.

Fernandes esclarece que a dose extra é segura. “Já utilizamos a vacina nessa faixa etária há 10 anos atrás a primeira dose era feita aos 6 meses. Essa dose é eficaz e extremamente segura para crianças nessa faixa etária”, explica.

DENGUE

O último boletim epidemiológico da dengue em Londrina apresentou 2.933 casos confirmados, um crescimento de 135 em relação ao último boletim, que tinha 2.798. “Os casos não são de agora, são do começo do ano, de exames represados”, explica Machado.

Na última semana, Londrina teve ainda 13 novos casos notificados de dengue, 12 deles estão em análise e um foi descartado. “Com a chegada do tempo frio a tendência é que os números diminuam, é o momento para ações efetivas para o próximo verão. Ainda assim, a gente pede a conscientização por parte do cidadão, já que o índice de infestação mostra que a maior parte dos focos está dentro dos quintais”, afirma.