A missa de Lava-pés celebrada nesta quinta-feira (6) é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis na Semana Santa. Durante a missa, o sacerdote faz a lavagem dos pés de 12 fiéis, representando o ato de Jesus Cristo com os discípulos na Última Ceia. Além da demonstração da humildade de Jesus Cristo, o Lava-pés também marca a instituição do Sacerdócio e da Eucaristia.

Dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina, explica que a Semana Santa é a síntese de tudo que a igreja alimenta durante o ano para o sustento da fé. Segundo ele, a celebração do Lava-pés acontece durante a Última Ceia, em que Jesus também compartilha o ‘Corpo’ e o ‘Sangue’ de Cristo com seus discípulos. “Jesus quis lavar os pés dos fiéis em um momento muito importante e central, quando logo depois é entregue e crucificado”, ressalta.

O arcebispo também destaca que o Lava-Pés e a Eucaristia têm uma ligação muito profunda: "O primeiro representa a caridade e o serviço que a Igreja presta para as pessoas; já a Eucaristia é o alimento para a fé dos fiéis que buscam a conversão”. Além da Eucarística, a cerimônia também representa a instituição do Sacerdócio.

Durante a cerimônia, é feita uma representação do momento em que Jesus Cristo lava os pés dos discípulos. Nilton Pereira, coordenador da Pastoral da Assistência Social da Catedral de Londrina é um dos fiéis que vai participar do ato. “Não tem como explicar o sentimento, você se sente honrado por participar dessa celebração. É um momento de humildade, de simplicidade. Eu passei por uma semana de preparação para chegar aqui com um sentimento leve para poder passar isso para a comunidade”, conta.

Páscoa
Fechando a Semana Santa, Dom Geremias Steinmetz explica que o Domingo de Páscoa representa o momento em que Jesus Cristo ressuscita, que significa uma vida nova após os tormentos. Segundo ele, a paz é fruto da ressurreição. “A ressurreição mostra que a humanidade pode viver em paz, deixar de lado as guerras, o ódio, a polarização, a falta de perdão, as vinganças. O que nós desejamos é cuidar do ser humano para que a humanidade possa viver em paz”, finaliza.

LEIA MAIS: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/uma-pascoa-diferente-mais-de-500-criancas-recebem-chocolates-em-acao-solidaria-3230465e.html?d=1

Cronograma

Nesta sexta-feira (7), o Santuário Nossa Senhora Aparecida vai realizar confissões das 8h30 às 11h para os fiéis que desejam se confessar antes da Páscoa. Além disso, a partir das 9h, será realizada uma Via Sacra nas proximidades; e, às 15h, começa a celebração do martírio de Jesus Cristo. O Santuário fica na Rua Grajaú, n°257, na Vila Nova.

Na Catedral de Londrina, a Sexta-Feira Santa começa às 14h30 com o Terço da Misericórdia; às 15h começa a celebração da Paixão do Senhor; e, às 19h, acontece a procissão com Cristo morto e o sermão das sete palavras.

No sábado (8), às 18h, vai ser realizada a Vigília Pascal; e no Domingo de Páscoa (9), fechando as celebrações da Semana Santa, vão ser realizadas missas às 8h, às 10h30 e às 18h.

Além da demonstração da humildade de Jesus Cristo, o Lava-pés também marca a instituição do Sacerdócio e da Eucaristia
Além da demonstração da humildade de Jesus Cristo, o Lava-pés também marca a instituição do Sacerdócio e da Eucaristia | Foto: Roberto Custódio

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1