Justiça Federal solta 16 suspeitos de desvio de quase 6 milhões em universidade de Cornélio Procópio
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de março de 2018
Rafael Machado<br>Grupo Folha 
No mesmo dia da Operação 14 Bis, deflagrada na última terça-feira (13), o juiz da 5ª Vara Federal de Londrina, Robson Carlos de Oliveira, concedeu liberdade a 16 dos 20 suspeitos presos pela Polícia Federal em supostos desvios que teriam acontecido em licitações do campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) de Cornélio Procópio. A própria PF e o MPF (Ministério Público Federal) não vislumbraram a necessidade da manutenção das prisões. Outras quatro pessoas passaram por audiência de custódia, que definiu pela continuidade das detenções temporárias. Eles permanecem na sede da PF, na rua Tietê, área central.
Operação da PF apura desvio de R$ 5,7 milhões em universidade
Reitor determina demissão de ex-diretores da UTFPR
Os nomes dos detidos não foram revelados porque o processo ainda está sob sigilo. Até o dia 17 deste mês, a força-tarefa deve encaminhar à Justiça o pedido da conversão temporária em preventiva ou a soltura do quarteto. A investigação começou há dois anos e desbaratou um possível favorecimento de empresários da cidade em processos licitatórios da instituição de ensino. Os serviços fraudados abrangiam o fornecimento de mão de obra, peças e de combustível. Pelo menos R$ 5,7 milhões teriam sido desviados nesse período. O esquema funcionava com o aval do então diretor-geral Devanil Antônio Francisco e do chefe da Administração e Logística, Sandro Rogério de Almeida.

Em dezembro de 2016, os dois foram demitidos pelo atual reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pillati. A decisão seguiu resultado de um processo administrativo disciplinar, que pediu a exoneração dos ex-diretores. Uma auditoria interna apurou desvios em licitações, mesmo objeto da 14 Bis. "Constatamos que havia um superfaturamento, que se contratava muito além do valor padrão. A finalidade da contratação não era revertida de forma efetiva", disse o superintendente da Controladoria-Geral da União no Paraná, José William Gomes da Silva. Outros 26 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Uraí, Maringá e Nova América da Colina.
Entre os presos na última terça, além de Devanil e Sandro, estão sete empresários e 11 laranjas. Em nota, a UTFPR informou que ""tão logo recebeu as denúncias de irregularidades no campus, no segundo semestre de 2015, deu início às apurações por meio da Auditoria Interna da Instituição e afastou os servidores envolvidos nas acusações." O advogado Mário Barbosa, que defende o ex-diretor do campus, classificou como "estranha" a prisão temporária dele.


