No Paraná, que vem sofrendo bastante nos últimos meses com a pandemia, a divulgação dos dados de eficácia da Coronavac foi comemorada. A infectologista Flávia Cunha Gomide Capraro, do Hospital Nossa Senhora das Graças e do Hospital Sugisawa ressaltou que os 78% foram de redução dos casos leves. “Mas a notícia de que reduziu internamentos, quadros moderados e graves é maravilhosa. Isso significa ninguém mais morrer de Covid. Vão sobrar apenas casos leves”, destacou.

Solenidade em que se anunciou que a Coronavac Coronavac tem 78% de eficácia em testes no Brasil.
Solenidade em que se anunciou que a Coronavac Coronavac tem 78% de eficácia em testes no Brasil. | Foto: Fotos Públicas/Governo de São Paulo

LEIA MAIS

Pazuello anuncia compra de 100 milhões de doses de Coronavac (folhadelondrina.com.br)


Confira os bastidores do anúncio da eficácia da Coronavac:

Segundo ela, os hospitais estão recebendo e-mails da prefeitura de Curitiba solicitando a relação de profissionais para planejarem a distribuição de doses. “Mas não falaram data nenhuma por enquanto”, apontou.

A profissional relata que ainda há muitas etapas que devem ser respeitadas para garantir segurança e eficácia. “A Anvisa está sendo super agilizada, mantendo critérios de qualidade e priorizando tudo que tem a ver com a pandemia. Nunca houve uma vacina desenvolvida em tão pouco tempo.”, enalteceu.

Questionada se sentiu mais otimista, depois da divulgação dos dados da Coronavac, ela respondeu que sim. “Uma luz no fim do túnel”, apontou.

De acordo com ela, houve comemorações nos grupos de WhatsApp para manter o distanciamento. Frases como “Lindo demais!” e “Deus nos abençoe! Que alegria ver esses dados!”, foram algumas das que pipocaram na tela do aplicativo. Isso sem contar as figurinhas celebrando a notícia.