O incêndio que atinge o Parque Nacional de Ilha Grande completou 11 dias na segunda-feira (19). Segundo o ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), 61,25% da área foi queimada neste período. Foram quase 10 mil hectares consumidos pelo fogo somente entre sexta (16) e segunda-feira (19). De acordo com o levantamento, 46.637,62 hectares foram queimados de uma área total de 76.138,19.

Imagem registrada no último domingo (18) pelo chefe do núcleo de gestão integrada do ICMbio rio Paraná, Erick Caldas Xavier
Imagem registrada no último domingo (18) pelo chefe do núcleo de gestão integrada do ICMbio rio Paraná, Erick Caldas Xavier | Foto: Erick Caldas Xavier/ICMBio

Pela manhã de segunda, ocorreu um sobrevoo de monitoramento. As chamas tomaram sentido norte em direção à área já queimada. A equipe do ICMBio destacada pelo Parque Nacional do Iguaçu para combater o incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande deu início a um trabalho de monitoramento por terra em auxílio aos agricultores e propriedades rurais vizinhas ao parque. À tarde, os brigadistas localizaram uma área sob risco e deram início ao combate ao fogo com o apoio da comunidade local. Três tratores foram mobilizados para realizar aceiros. Dois bombeiros com um caminhão foram mobilizados para o combate.

Novas equipes estão sendo mobilizadas para ir em auxílio aos agricultores vizinhos ao parque. Todas as técnicas ao alcance da força-tarefa foram empregadas nestes dias: combate direto, lançamento de água com aeronaves, aceiro e contra-fogo. As queimas prescritas realizadas em dezembro de 2018 e abril de 2019 se mostraram eficientes na criação de refúgios para a fauna. A queima prescrita é ação preventiva com o objetivo de consumir o material combustível acumulado, renovando a vegetação e preservando a diversidade biológica.

A força-tarefa de combate aos incêndios do Parque Nacional de Ilha Grande além do ICMBio (órgão gestor da unidade) conta com o Corpo de Bombeiros do Paraná e do Mato Grosso do Sul, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, Parque Nacional do Iguaçu e o Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência) que está coordenando o apoio logístico e articulando o apoio operacional das prefeituras de Altônia, São Jorge do Patrocínio, Icaraíma e Alto Paraíso.

O parque abrange as ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes, no rio Paraná, e sua área é delimitada pelos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio, no Paraná, e de Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo e Naviraí, no Mato Grosso do Sul. (Colaborou Larissa Ayumi Sato)

(Atualizada às 14h40)

LEIA MAIS:

Parque da Ilha Grande queima há dez dias