O Pronto-Socorro do Hospital Universitário de Londrina está fechado desde as 23h desta quarta-feira (3) em razão da superlotação. Em nota, a direção do HU informou que a ocupação dos 68 leitos no setor atingiu o índice de 183%. Dessa forma, o Pronto-Socorro permanecerá fechado por 24 horas. Na manhã desta quinta, 56 pacientes que estão no hospital aguardam vaga na UTI Adulto.

Imagem ilustrativa da imagem HU Londrina fecha Pronto-Socorro por 24 horas
| Foto: Sérgio Ranalli - Grupo Folha

“Temos hoje pacientes de Covid-19 internados em leitos de UTI e de enfermaria não exclusivos, o que pode comprometer a capacidade técnica do hospital em receber a demanda da rede de urgência e emergência”, afirmou a diretoria do hospital. A instituição é referência no atendimento a casos de Covid-19 em Londrina e região.

A taxa de ocupação dos 96 leitos de internação em enfermarias exclusivas para Covid-19 na manhã desta quinta é de 120%. Em relação aos 66 leitos de UTI Adulto exclusivos para a Covid-19, a taxa é de 109%. Na UTI Pediátrica, 7% dos leitos estão ocupados.

O hospital registra superlotação com taxas de ocupação acima de 100% desde o dia 14 de fevereiro. “Reiteramos o apelo à população para que não haja procura direta por atendimento no Pronto-Socorro do hospital, tendo em vista garantir que todos os pacientes que cheguem ao serviço recebam atendimento seguro, por meio de um fluxo organizado e regulado pelos organismos competentes”, finalizou a direção.