Em uma transmissão on-line na tarde de sexta-feira (6), a diretora-superintendente do HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Vivian Feijó, afirmou que o hospital está com 100% de leitos ocupados para o tratamento da Covid-19.

Na sexta, o HU possuía 30 pacientes confirmados com a doença, sendo 19 em leitos de enfermaria e 11 em leitos de Terapia Intensiva. “Os leitos ocupados em UTI é porque muitos pacientes entraram com suspeita. Alguns foram descartados, mas ainda ocupam o leito porque precisam ser assistidos nas diversas patologias”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem HU está com 100% de leitos ocupados
| Foto: N.Com

Feijó disse que a taxa de ocupação dos leitos tem oscilado entre 84% a 90%. "A literatura já fala que a partir do momento que se aproveita mais de 84% dos leitos, já se tem um aproveitamento próximo de 100% (de ocupação)”, citou.

Ao todo, o HU conta com 38 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 76 leitos nas enfermarias. Neste último, havia 19 pacientes confirmados, cinco suspeitos e cinco descartados até a tarde de sexta (5). Já em UTI, eram 11 pacientes confirmados, 14 com suspeita e 13 descartados. “Cada paciente tem em média, 12 dias de internamento na Terapia Intensiva. Então, em um mês, nós vamos rodar no máximo três pacientes por leito”, citou.

Na transmissão, o prefeito Marcelo Belinati garantiu que 50 leitos de UTI foram contratados no Hospital do Coração para receber pacientes encaminhados pelo HU. Feijó atribuiu o aumento da taxa de ocupação ao fato do HU ter assumido nas duas últimas semanas, o protagonismo da rede de urgência, inclusive para outras patologias, após o surto da doença na Santa Casa de Londrina e no Pronto-Socorro do Hospital Evangélico.

O HU se tornou referência para o tratamento da doença em Londrina e outros 96 municípios da macro região norte, que engloba aproximadamente dois milhões de pessoas. Desde o final de março, quando o hospital passou a absorver os pacientes graves, foram realizados 830 atendimentos, sendo uma média de 70% residentes de Londrina.

De acordo com Vivian, a previsão é de que, no dia 15 de junho, o HU disponibilize 10 novos leitos para UTI e 20 de enfermaria. No dia 20, outros 10 leitos de UTI serão ampliados, totalizando 40 novos leitos, ao todo, para pacientes com coronavírus. (Com N.Com)

Leia mais: HU contará com 44 enfermeiros para retaguarda de Covid-19