A Prefeitura de Londrina anunciou nesta sexta-feira (5) a contratação de 44 profissionais que serão cedidos para trabalhar no HU (Hospital Universitário), unidade que recebe os casos mais graves de pacientes com novo coronavírus. Os profissionais começam a ser treinados na segunda-feira (8) e passarão a atender na nova ala exclusiva da Covid-19, denominado 'hospital de retaguarda'. Serão investidos R$ 200 mil mensais, por 90 dias, com a mão de obra temporária contratada por teste seletivo.

Imagem ilustrativa da imagem HU contará com 44 enfermeiros para retaguarda de Covid-19
| Foto: Gustavo Carneiro

Os funcionários (35 técnicos de enfermagem e 9 enfermeiros) serão destinados a atender a fase de abertura dos primeiros 30 leitos do prédio novo. O anúncio feito pelo prefeito Marcelo Belinati ocorre no momento que curva de casos está ascendente em todo o Paraná. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Londrina registrou 29 novos casos na últimas 24 horas. "Como a prefeitura já estava com esses profissionais contratados para a dengue, eles terão contrato renovado para atender a demanda de Covid-19 tanto para população de Londrina quanto da região."

Segundo a diretora do HU, Vivian Feijó, nessa primeira fase a abertura de 30 leitos está confirmada para o dia 15 de junho com 10 novos de UTI e 20 de enfermaria. "Essa estrutura será fundamental. Até agora nós fizemos 830 atendimentos relacionados ao Covid-19 desde do início da pandemia em março de pacientes de 99 municípios da macro-região norte." Segundo ela, os pacientes de Londrina representam 63 % dos casos atendidos. No momento, o hospital está com 30 pacientes com Covid-19, sendo que 11 estão internados em leitos de UTI e 19 na enfermaria.

LEIA TAMBÉM:

ESPECIAL TRANSMÍDIA - UTI-4 COVID-19 HU - Um lugar de esperança, vida e morte

Feijó informou que os novos profissionais não serão contratados para suprir aqueles afastados por conta da doença. "Temos atualmente 12 colabores afastados por casos confirmados e/ou suspeita do novo coronavírus. Infelizmente, um funcionário morreu no início da pandemia."

.
. | Foto: Agência UEL

Já segundo Belinati, o número de casos positivos do novo coronavírus deve ultrapassar mil infectados até o final de junho em Londrina. “Na análise dos especialistas, o momento está absolutamente equilibrado, controlado e dentro daquilo que é o esperado. O esperado por eles é chegar até o final do mês de junho próximo de mil e poucos casos confirmados." Londrina já chegou a 540 casos confirmados e 31 óbitos.

Dos pacientes com coronavírus, 13 estão internados em leitos de UTI e 30 estão na enfermaria de hospitais públicos e privados. Outras 124 pessoas estão em isolamento domiciliar. Outras 342 são consideradas curadas da doença em Londrina.

PARANÁ

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou mais 12 mortes e 527 casos do novo coronavírus no Paraná nas últimas 24 horas. A quantidade de casos e de óbitos é a maior divulgada em um só dia desde que o monitoramento registrou o primeiro diagnóstico, em 11 de março. O boletim aponta que o Paraná tem 227 óbitos por Covid-19 e 6.347 casos confirmados da doença."

Ao todo são 314 estão internadas em hospitais públicos e particulares no Estado, sendo 118 em leitos de UTI e 196 em enfermarias. Dos mais de 6 mil casos registrados no Paraná, 2.402 pessoas (37,8%) estão recuperadas da doença.

No Estado há registro da Covid-19 em 273 municípios, sendo que em 81 cidades ocorreu ao menos um óbito. A média de idade dos mortos é de 67,3 anos e 64% dos óbitos são de homens. No Paraná foram realizados mais de 40 testes para diagnóstico e 1.519 ainda estão sob investigação.