Imagem ilustrativa da imagem Hospital Evangélico vai reabrir pronto-socorro nesta sexta
| Foto: Foto: Marcos Zanutto - 10/12/2019

O Hospital Evangélico de Londrina informou, via assessoria de comunicação, que o pronto-socorro da instituição será reaberto nesta sexta-feira (29), às 13h. A unidade está fechada desde a última terça-feira (26), após a confirmação de um paciente de 84 anos que testou positivo para a Covid-19. O idoso foi transferido de Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) pela central de leitos, no dia 21, com diagnóstico inicial de pneumonia, sepse e embolia pulmonar.

O primeiro exame havia dado negativo para o coronavírus, entretanto, um segundo, feito em Londrina, confirmou a presença do Sars-CoV-2. De acordo com o hospital, “após o remanejamento dos pacientes internados” na ala em que o idosos estava, “foi possível realizar a desinfecção de toda a área do pronto-socorro". O Evangélico ainda destacou que reforçou que “todas as medidas necessárias foram tomadas para garantir a segurança dos pacientes e colaboradores”.

Por conta da situação no Hospital Evangélico, somada ao surto do coronavírus na Santa Casa, o pronto-socorro do HU (Hospital Universitário) acabou ficando sobrecarregado nos últimos dias. A secretaria municipal de Saúde interveio e pacientes começaram a ser transferidos para hospitais da região metropolitana. Na quarta-feira (27), por exemplo, a taxa de ocupação pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no HU chegou a 95,38%, contando internamentos por todas as doenças.