| |

Geral 5m de leitura

Guarda Municipal recebe 50 denúncias de fogos no Ano Novo

ATUALIZAÇÃO
02 de janeiro de 2021

Simoni Saris - Grupo Folha
AUTOR

 

A GM (Guarda Municipal) recebeu 50 denúncias sobre fogos entre às 12 horas do dia 31 de dezembro e às 12 horas do dia 1º de janeiro. A soltura de rojões com estampido é proibida em Londrina deste 2018, quando a prefeitura publicou um decreto municipal regulamentando um artigo do Código de Postura do Município. O descumprimento da norma pode render multa de R$ 500 ao infrator, podendo chegar a R$ 2 mil em caso de reincidência. 

As denúncias podiam ser encaminhadas à GM, pelo telefone 153, ou à Sema. Segundo o secretário da Defesa Social em exercício, Ângelo Matos, as reclamações feitas à GM foram encaminhadas à Sema, que deverá dar continuidade aos procedimentos administrativos e emitir o auto de infração. A reportagem não conseguiu as informações sobre as denúncias feitas à Sema. 

O decreto nº 1.642, que regulamenta o artigo 234 do Código de Posturas, foi publicado em novembro de 2018 com o intuito de evitar a poluição sonora, prevenir os riscos à saúde e proteger a integridade física de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), pacientes hospitalizados, idosos, crianças e animais domésticos, que se assustam com o barulho dos fogos.   

Neste ano, de forma preventiva, a Sema emitiu 28 notificações às empresas que comercializam e poderiam vir a utilizar esses materiais nas festas de fim de ano. Mesmo com as notificações, no Natal, a secretaria recebeu 26 denúncias.   

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS