Curitiba - O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou nessa segunda-feira (16) a suspensão das aulas nas escolas e universidades públicas e privadas do Estado a partir da próxima sexta-feira (20) e uma série de outras medidas para conter a pandemia do novo coronavírus. A assinatura do decreto foi comunicada em coletiva de imprensa no Palácio Iguaçu, que reuniu secretários, deputados e o vice-governador, Darci Piana. Já a UEL (Universidade Estadual de Londrina) decidiu suspender as aulas de graduação e pós-graduação a partir desta terça (17).

Imagem ilustrativa da imagem Governador anuncia suspensão de aulas e outras medidas para conter covid-19
| Foto: Jaelson Lucas/ANPr

No documento, Ratinho determina a suspensão de férias e licenças para servidores da saúde, segurança pública e Defesa Civil a partir de 23 de março, a realização de trabalho remoto para servidores acima de 60 anos, gestantes, lactantes ou funcionários com doenças crônicas e respiratórias e a suspensão das visitas em hospitais, penitenciárias e centros de socioeducação por tempo indeterminado.

O "home office" também vale para trabalhadores que apresentarem quaisquer dos sintomas do Covid-19 e aqueles regressos de localidades onde o surto tenha sido reconhecido, no prazo de 14 dias. Na impossibilidade técnica de conceder trabalho remoto, os funcionários deverão ser afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração ou subsídio.

O governador recomenda que não sejam realizados eventos públicos ou particulares, de qualquer natureza, que reúnam público acima de 50 pessoas. A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura vai interromper a visitação em teatros, cinemas, bibliotecas, museus e demais eventos artísticos e culturais.

LEIA TAMBÉM:

UEL suspende aulas da graduação e pós-graduação a partir desta terça

Sensação de medo com coronavírus leva londrinenses para unidades de saúde

Ratinho também anunciou um reforço nas "fronteiras" do Estado, não para impedir que pessoas entrem, mas "para verificar se há gente com sintomas e já encaminhar, fazer averiguação, monitoramento e controle".

Segundo o chefe do Executivo, ainda haverá aulas de terça a quinta para que professores e funcionários consigam se organizar e passar as orientações corretas aos alunos, pais e avós. "Não há motivo para pânico. O que estamos fazendo é medida de prevenção, para evitar o crescimento numa escala em que aí sim não tenha controle", afirma.

O governador informou que determinou à Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda) o contingenciamento do orçamento "para que os esforços financeiro-orçamentários sejam redirecionados à prevenção e ao combate do Covid-19".

BALANÇO

Conforme o balanço atualizado da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), o Paraná possui seis casos confirmados do novocoronavírus. Todos seguem em isolamento domiciliar desde a semana passada, sem alterações no quadro clínico.

Há outros 38 novos casos em análise e 32 já foram descartados. Eles estão em: Curitiba (18), Foz do Iguaçu (1), São José dos Pinhais (1), Ponta Grossa (5), Cascavel (1), Cianorte (1), Maringá (3), Londrina (1) e Santo Antonio do Paraíso (1).

A Secretaria incluiu suspeitas nos municípios de Matinhos, Almirante Tamandaré, Araucária, Alto Paraná, São João do Caiuá, Cambé, Porecatu, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Palotina e Carambeí, que ainda não haviam registrado casos. Ao todo, a pasta já descartou 82 casos e monitora atualmente 85 suspeitos.