A Defensoria Pública do Paraná entrou com um pedido para que a Justiça solte Silvânia Ribeiro Del Conte, 46 anos, a falsa técnica de enfermagem que confessou ter desviado vacinas contra a Covid-19 em Apucarana. Presa há mais de dois meses, ela relatou à defensora Renata Miranda Duarte, responsável pela solicitação, que "está sentindo muita falta de ar e cansaço" na cadeia pública da cidade. A acusada foi detida pela Polícia Civil com frascos da AstraZeneca que seriam aplicados na campanha municipal de imunização.

Imagem ilustrativa da imagem Falsa técnica de enfermagem diz que tem 'alto risco' de pegar Covid-19 na cadeia
| Foto: Reprodução/Polícia Civil

De acordo com a Defensoria, o presídio de Apucarana "em razão da construção, é extremamente frio no inverno, que tem registrado ondas rigorosas de frio, há muito tempo não visto na região. O que se verifica é que a acusada é pessoa de alto risco de contrair a Covid-19, na medida que tem histórico de problemas pulmonares. As pessoas que tomaram as vacinas desviadas por Silvânia já foram ouvidas e apresentaram suas versões. Não acreditamos que ela possa influenciar a investigação criminal caso seja concedida a liberdade".

Silvânia foi denunciada com mais 16 pessoas, incluindo funcionários públicos, em um suposto esquema de fura-filas da vacinação. É a única que permanece atrás das grades. Baseado nas investigações policiais, o Ministério Público confirmou que ela foi admitida pela Vigilância Epidemiológica de Apucarana mesmo sem ter formação na área de saúde. O chefe do setor, que não chegou a ser preso, também está entre os acusados na ação.

O órgão afirma que "a manutenção da prisão preventiva é a antecipação de pena" e que "audiências de instrução do processo não foram marcadas". Uma das sugestões é que o juiz determine o uso de tornozeleira eletrônica ou outras medidas cautelares, como a obrigação de Silvânia manter-se distante do local de aplicação de vacinas. Nenhuma decisão ainda foi tomada. O caso do desvio de doses em Apucarana também é investigado pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa.