A suposta prisão do empresário Paulo Cupertinho, suspeito de triplo homicídio em São Paulo, na cidade de Centenário do Sul, no norte do Paraná, movimentou o noticiário nacional na manhã desta quarta-feira (28) e fez que veículos de comunicação voltassem atrás após o fato não ser confirmado pelas autoridades paranaenses.

Imagem ilustrativa da imagem Falsa notícia de prisão de Paulo Cupertino no PR movimenta imprensa nacional
| Foto: Divulgação/Polícia Civil

Acusado de matar com 13 tiros o ator mirim Rafael Miguel, que participou da versão brasileira da novela Chiquititas, e os pais dele, Cupertino, que está foragido, voltou às manchetes na segunda-feira, depois de vir à tona que ele fez um documento com identidade falsa em Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina), com o nome de Manoel Machado da Silva.

Na manhã desta quarta, a Polícia Civil de São Paulo informou à imprensa daquele Estado ter recebido a informação da Polícia Militar do Paraná de que Cupertino havia sido preso. A Polícia Civil do Paraná, entretanto, não confirmou a informação e, até as 15h20, seguia negando.

LEIA TAMBÉM: Suspeito de matar ator de 'Chiquititas' tem nome incluído em lista de mais procurados pela policia de SP

Mesmo assim, a informação, desencontrada, passou a ser divulgada em sites noticiosos e redes sociais – inclusive, anunciando a prisão em outras cidades, como Alvorada do Sul.

O delegado-chefe da 22ª SDP (Subdivisão de Polícia Civil), Maurício Camargo, informou à reportagem que houve prisões em flagrante em Centenário do Sul no âmbito da Operação Fronteira, mas que, entre os detidos, não estava Cupertino.

Em entrevista ao noticioso Balanço Geral, o diretor do Departamento de Operações Policiais de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, disse que seu setor foi informado da prisão. "No momento que obtivemos esta notícia, informamos ao delegado-geral [de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes] e íamos designar uma equipe para trazê-lo para nossa divisão para, depois, apresentá-lo na delegacia para ser ouvido. Neste ínterim, parece que houve uma contrainformação de que as pessoas que havia sido detidas não se tratava de Cupertino”, explicou.

A reportagem questionou à assessoria de imprensa da PMPR (Polícia Militar do Paraná) se houve a prisão ou algum equívoco. Em nota, a PMPR esclareceu que não existiu a prisão de Paulo Cupertino por parte de equipes policiais militares, bem como não existiu comunicado oficial a nenhum órgão ou instituição de que teria havido tal prisão. "A PM do Paraná afirma que houve um equívoco por parte da autoridade policial de São Paulo ao efetuar tais informações."

"A PM do Paraná reitera que não pode ter havido confusão por parte desta instituição sobre uma informação que não foi dita pela PMPR. Qualquer outra informação divulgada diferente do conteúdo desta nota não representa a posição oficial da Polícia Militar do Paraná sobre o assunto."

Colaborou Isabella Alonso Panho - estagiária

(Atualizada às 17h15)