Imagem ilustrativa da imagem Assassino de ator fez RG falso em Jataizinho, confirma polícia
| Foto: Reprodução/Polícia Civil

Considerado um dos criminosos mais procurados de São Paulo, Paulo Cupertino passou pelo Norte do Paraná, onde falsificou um documento de identidade. Em junho do ano passado, ele assassinou a tiros o ator de novelas Rafael Miguel, 22 anos, e seus pais. Segundo o Ministério Público paulista, o crime aconteceu porque o acusado não aceitava o namoro do jovem com sua filha, a estudante Isabela Tibcherani.

Imagem ilustrativa da imagem Assassino de ator fez RG falso em Jataizinho, confirma polícia
| Foto: Reprodução/Polícia Civil

A Polícia Civil do Paraná descobriu que a fraude aconteceu em Jataizinho, cidade com pouco mais de 11 mil habitantes e distante cerca de 20 km de Londrina. Nesta segunda-feira (26), o delegado de Ibiporã, Vitor Dutra de Oliveira, responsável pelo caso, informou à FOLHA que Cupertino utilizou o nome de Manoel Machado da Silva para registrar o documento.

Comunicada da falsificação, a Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) confirmou que a identidade pertence a um homem que mora em Ponta Porã, no interior do Mato Grosso do Sul. No RG, Cupertino aparece com o cabelo curto e barba branca, diferente da foto original divulgada pela polícia na época do triplo homicídio.

Em Jataizinho, os pedidos de novas identidades são feitas em um posto avançado que funciona no prédio da prefeitura. O servidor responsável foi ouvido nesta segunda pela polícia. O delegado disse à reportagem que possivelmente o assassino esteve pessoalmente para registrar o RG. Ainda não se sabe a data exata da fraude, mas a suspeita maior é que ela tenha acontecido no ano passado.

Foragido há mais de um ano, Paulo Cupertino entrou em julho na lista dos bandidos mais procurados da polícia paulista. Ele já está com a prisão preventiva decretada pela Justiça. Desde a data do crime, investigadores checaram mais de 300 endereços em diversos estados brasileiros, Diversos retratos falados foram produzidos, mas até agora nenhuma notícia do paradeiro do acusado.