A ExpoLondrina 2026, que segue até 19 de abril, no Parque Ney Braga Eventos, tem entre as atrações a Expo Sabores e Expo Pet, além dos bovinos, equinos e ovinos que ficam em exibição em diferentes pavilhões. Os setores oferecem, respectivamente, diversidade gastronômica valorizando o pequeno produtor e venda de animais domésticos e exóticos.

São 34 estandes na Expo Sabores que ofertam desde doces, geleias, queijos, mel e sucos até embutidos, cachaças, vinhos, frutas desidratadas e produtos japoneses. Os visitantes têm a oportunidade de comprar direto de quem produz, com os vendedores apostando em amostras grátis.

Evilasio Mori e Eric oferecem os cafés especiais a quem quiser provar
Evilasio Mori e Eric oferecem os cafés especiais a quem quiser provar | Foto: Heloísa Gonçalves

Evilasio Mori vende seis tipos especiais de café em pó no pavilhão, com opções gourmet no ponto terra média. Os interessados podem provar qualquer tipo, com o produtor recomendando a não adição de açúcar. Esta é a 6ª edição em que Mori vem de Cambira (Centro-Norte) para participar da ExpoLondrina, almejando um bom número de vendas este ano.

Já Neuza Iwase trouxe o que é produzido na Agroindústria Sol Nascente, localizada em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina), com foco oriental. “O doce de feijão, que é o manju, tem de dois tipos, o tradicional e o carioquinha, mais abrasileirado. Também tem bolachas, chips, cocadinhas, todos caseiros”, relatou Iwase, que participa do evento há 14 anos.

Neuza Iwase produz doces e bolachas japonesas em sua indústria rolandense
Neuza Iwase produz doces e bolachas japonesas em sua indústria rolandense | Foto: Heloísa Gonçalves

Cardápio artesanal

No estande da empresa Sabores de Prudentópolis, são vendidos diversos tipos de queijo, geleias, patês e molhos. A Pimentas Renner oferta uma seleção de geleias apimentadas, como de maçã, abacaxi e abacaxi ao vinho, além de sal para churrasco. O casal responsável pela Choconana produz e vende alimentos derivados da banana, como doces, chips e biscoitos. Estandes diferentes comercializam variados tipos de vinho e cachaças, enquanto outros priorizam fatias de bolo ou sucos naturais.

A Doces Mamboré tem o doce de leite como principal produto visado por quem está passeando, mas as irmãs Alice e Maria Aparecida Rodrigues fugiram do óbvio e adquiriram frutas cristalizadas. “A gente vem todo ano, eu moro aqui no bairro e venho sempre quase todos os dias. Daqui a pouco vou visitar um novo bolinho de queijo que parece que é uma delícia”, contou Maria Aparecida.

Leia mais:

A iniciativa Cozinha Sabores será realizada no mesmo pavilhão, com chefs preparando receitas ao vivo com degustação ao final para os participantes. A atividade acontecerá em três horários com diferentes profissionais, às 11h, 15h e 18h.

As irmãs Alice e Maria Aparecida Rodrigues andaram pelo pavilhão de Expo Sabores na companhia de Benício
As irmãs Alice e Maria Aparecida Rodrigues andaram pelo pavilhão de Expo Sabores na companhia de Benício | Foto: Heloísa Gonçalves

'Levar o boi para casa'

A ExpoLondrina reúne mais de cinco mil animais entre bovinos, ovinos, equinos e os de pequeno porte, com todos passando por um rigoroso protocolo de biosseguridade antes de entrar no Parque. Os bovinos compõem a maior parte deste número, sendo que quanto maiores em tamanho, mais atraem o interesse de crianças. Foi o caso de Lívia Moreira, que nunca tinha visto bois de perto e contou ao tio que queria levar um para casa para dormir na cama junto com ela. A menina veio de Santos (SP) especialmente para ir à ExpoLondrina.

Wellington Moreira, técnico de enfermagem, contou que a sobrinha nunca teve contato com nada “rural”. “Ela queria tanto conhecer. Eu falei que tem como andar de pônei, que ela também nunca viu e nem sabe o que é direito, então para muitos pode não ser muita coisa, mas pra ela está sendo algo totalmente novo”.

Lívia, Leandra e Wellington: passeio pelos pavilhões de bovinos
Lívia, Leandra e Wellington: passeio pelos pavilhões de bovinos | Foto: Heloísa Gonçalves

Se referindo aos animais de grande porte, Moreira brincou que “são coisas diferentes que não têm por aí, principalmente no litoral”. Já a noiva do técnico de enfermagem, Leandra, riu ao sugerir que ela e Lívia façam uma “troca”. A menina nunca tinha visto nenhum bovino pessoalmente e a mulher vê todos os anos durante a Exposição, enquanto isso, Lívia mora em Santos e Leandra nunca visitou uma praia.

Animais variados

Wellington e Leandra compraram um cachorro na edição de 2025 da Expo Pet, e neste ano, almejam levar um gato para casa. Os estandes ofertam diferentes tipos de raças caninas, como golden retriever, spitz alemão, chihuahua, buldogue francês e chow-chow.

Um dos espaços está cheio de aquários com peixes que podem ser adquiridos por encomenda, com tipos ornamentais como carpa, kinguio e ciclídeos africanos. Tilápias e aruanãs também estão à disposição.

À venda na Expo Pet, coelho da raça Mini Lop Uruguaio fica do tamanho de um gato quando adulto
À venda na Expo Pet, coelho da raça Mini Lop Uruguaio fica do tamanho de um gato quando adulto | Foto: Heloísa Gonçalves

Os coelhos são destaque na edição, com duas raças à venda, Mini Lop Uruguaio - de pequeno a médio porte - e o Gigante de Flandres. O criador, Mauricio Bueno, disse que são “bichinhos perfeitos para adular”. “Ótimo para criança e adulto também, ele vai para a cama, quer colo, é companheiro”, garantiu. O coelho da raça Mini Lop Uruguaio fica do tamanho de um gato quando adulto, já o Gigante de Flandres faz juz ao nome, podendo passar de 10 quilos e um metro de comprimento se esticado.

A média de vida varia conforme o cuidado promovido pelo dono, explicou Bueno. “Eu tenho coelhos de 5 anos que estão saudáveis e procriando, até com 8 anos temos. Pode acontecer de alguns morrerem mais cedo, por isso tem que observar os tratos sanitários e a alimentação. Tem o mito que o bicho tem que comer muita folha de alface, repolho e cenoura, mas eles preferem o seco, como o feno e a ração, assim a durabilidade do coelho é maior”.

A ExpoLondrina é uma realização da Sociedade Rural do Paraná. Mais informações neste site

mockup