O Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil, o EPICOVID19-BR, coordenado pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) e financiado pelo Ministério da Saúde, junto ao IBOPE Inteligência, será feito em Londrina entre domingo (21) e terça-feira (23). Os técnicos farão visitas a residenciais e realizarão entrevistas e testagens rápidas do novo coronavírus. O objetivo é testar 250 moradores do município.

Imagem ilustrativa da imagem Estudo nacional sobre Covid-19 testará moradores de Londrina
| Foto: Evaristo Sá/ AFP

A meta é realizar 33.250 testes rápidos e entrevistas em 133 cidades de todos os estados do país. A coordenação de pesquisa da Ufpel e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) definiram quais seriam as residências e regiões das pessoas que serão entrevistadas. Assim, a partir dos setores censitários, as testagens serão feitas mediante um sorteio aleatório.

A médica Fátima Tomimatsu, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde explica que a participação na pesquisa é voluntária. “É importante frisar que a pessoa será esclarecida e os moradores vão receber panfletos informativos a respeito da pesquisa e, também, um formulário de termo de consentimento. No entanto, a participação é voluntária”, frisou.

LEIA TAMBÉM:

Mapa em tempo real mostra a evolução do coronavírus no Paraná

Londrina tem a maior letalidade entre as cidades mais populosas do Paraná

Paraná restringe venda e consumo de bebidas alcoólicas

O teste será realizado por meio de uma coleta de sangue da ponta do dedo do participante, sendo, posteriormente, analisada em um aparelho. O resultado leva em torno de, aproximadamente, 15 minutos. Enquanto isso, será realizada uma entrevista em relação aos sintomas, medidas de proteção e isolamento social.

De acordo com Tomimatsu, caso algum participante apresente positivo no teste, os pesquisadores irão realizar contato com a Secretaria Municipal de Saúde. “Em casos positivos, a enfermeira contratada, que estará acompanhando as entrevistas, fará contato com a Secretaria de Saúde para que nós possamos dar os devidos encaminhamentos com esse participante que testar positivo”, destacou.