A comissão de desenvolvimento e infraestrutura da região de Londrina e entidades da sociedade civil organizada enviaram uma carta à Prefeitura de Londrina na sexta-feira (11) em defesa da construção do novo Batalhão na Zona Norte de Londrina no terreno destinado ao restaurante popular. A carta é assinada por diversas entidades, políticos e representantes da sociedade civil: Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), SRP (Sociedade Rural do Paraná), Sinduscon Paraná Norte (Sindicato da Industria da Construção Civil), Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Sindimetal Norte Paraná, AML (Associação Médica de Londrina), Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista e Londrina), Grupo Folha de Londrina, Aepic (Associação de Empresas do Parque Industrial de Cambé), OAB Londrina (Ordem Dos Advogados do Brasil), ATT Logística (Armazenagem Transporte e Transbordo), Prefeitura de Cambé , deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e deputado federal Diego Garcia (Podemos).

Terreno tem 6.318,79 metros quadrados e está localizado na avenida Saul Elkind
Terreno tem 6.318,79 metros quadrados e está localizado na avenida Saul Elkind | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Segundo o grupo, a construção é fundamental para a reorganização do policiamento no Norte do Estado. O texto aponta que a nova unidade elevaria de patamar a 4ª Companhia Independente, também responsável pelo patrulhamento em quatro cidades (Bela Vista do Paraíso, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis) que antes eram da alçada do 15º Batalhão de Rolândia.

“Uma região do porte da zona norte, onde moram cerca de 200 mil pessoas, não teria mais somente uma companhia, e sim algo mais representativo. Será benéfico para todos. A próxima etapa será a independência do destacamento de Cambé, cidade com mais de cem mil habitantes, que ganhará também mais autonomia e o 5º Batalhão continuará responsável por alguns municípios, entre eles Tamarana, redistribuindo as forças de segurança de modo que toda a região seja beneficiada. É indispensável para a implantação de uma política de segurança capaz de responder aos anseios e demandas da nossa região.”

“É de conhecimento das entidades que existe a intenção de instalar o Restaurante Popular no mesmo endereço. O Restaurante Popular é necessário e importantíssimo, ainda mais diante da crise que muitas famílias estão vivendo. Entendemos que o prédio que abrigará o Restaurante Popular pode ser construído em um terreno menor, já o Batalhão necessita de um espaço maior, com o tamanho do terreno disponível na avenida Saul Elkind. É mais fácil encontrar um terreno menor para o Restaurante Popular do que um grande terreno para o batalhão”, ressalta o manifesto.

“É importante que se diga em destaque: não estamos escolhendo um ou outro. Estamos defendendo a construção do batalhão e do restaurante popular, inclusive que já conta com recursos do Governo do Paraná. Londrina necessita dos dois e pode ter os dois, mas para isso precisa se unir”, se posicionam as entidades.

DISPUTA POR VERBAS

Amaral relembrou que em ano eleitoral existem proibições de doações de terreno e se o terreno para a construção de um batalhão for trocado esse investimento ficará para o próximo ano. “Há uma disputa franca por verbas por todas as regiões do Estado. É uma disputa por mais estrutura, mais efetivo, mais batalhões. Quem sai na frente é quem tem terreno adequado e naturalmente quem tem força de mobilização. Esse terreno fica em um dos lugares de comércio mais fortes de Londrina e que mais sente a questão da segurança pública. Com um batalhão posicionado na Saul Elkind, todas as ocorrências sairiam dali e isso representaria a circulação de viaturas na via 24 horas”, destacou.

O presidente da SRP, Antônio Sampaio, afirmou que as entidades ficaram assustadas com a possibilidade de perder o Batalhão. “Ali, naquele terreno, a PM pode atender Sertaneja, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Bela Vista, Paraíso, Alvorada do Sul e um destacamento ali aumenta muito a segurança da região. A prefeitura pode procurar um terreno menor para o restaurante e isso seria mais fácil”, destacou Sampaio.

LEIA TAMBÉM:

+ Destinação de terreno na Saul Elkind gera debate em Londrina

PROJETOS IMPORTANTES

Rodrigo Geara, superintendente na Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), destacou que o pedido não é para deixar de lado o restaurante popular, mas que ache outra área para isso. “São dois importantes projetos para a região, mas aquela área atenderia perfeitamente esse batalhão. Daria um reforço estratégico na segurança não só no município, mas para atender municípios da região metropolitana”, destacou.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.