Imagem ilustrativa da imagem Enem 2022: prova de exatas divide opiniões entre londrinenses
| Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha
O nível de dificuldade das questões aplicadas no segundo dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dividiu opiniões entre os estudantes londrinenses entrevistados pela FOLHA. Neste domingo (20), candidatos de todo o país responderam 90 perguntas divididas entre matemática e ciências da natureza. As provas foram aplicadas em 1,7 mil cidades brasileiras. Nesta edição, o exame teve cerca de 3,4 inscritos - incluindo 9.714 inscrições realizadas em Londrina.

Leia mais: Casamento coletivo celebra 282 uniões em Londrina

Londrina inicia vacinação contra Covid em crianças a partir de 6 meses

“Estou prestando o Enem pela terceira vez e achei a prova de hoje a mais difícil de todas, principalmente se comparada à de português que foi aplicada na semana passada”, destacou a profissional de Recursos Humanos Marta Aline dos Santos. A estudante que prestou o exame no Colégio Estadual Hugo Simas (região central) comentou que pretende cursar Psicologia e que, apesar do nível de dificuldade da prova aplicada neste domingo, está confiante de que atingirá uma boa pontuação.

Outras estudantes ouvidos pela FOLHA também reclamaram das questões de matemática e ciências da natureza incluídas nas provas do segundo dia do Enem 2022. Pretendendo cursar Engenharia de Software, Maria Eduarda Assumpção, 17 anos, acreditou que se sairia melhor na prova desse domingo por ter mais facilidade na área de exatas. “Mas acabei me enganando e acho que não fui tão bem quanto imaginava”, comentou ao lado da amiga Maria Júlia Torezan, 16 anos, que pretende cursar Odontologia. “A prova estava bastante difícil, mesmo assim acho me saí bem”, acrescentou.

As amigas Maria Júlia Torezan e Maria Eduarda Assumpção acharam as difíceis as questões de matemática
As amigas Maria Júlia Torezan e Maria Eduarda Assumpção acharam as difíceis as questões de matemática | Foto: Marcos Roman - Grupo Folha

Já o comerciante Sérgio Leandro da Silva, morador de Tamarana (município distante 60 km de Londrina), achou a prova deste domingo mais fácil se comparada à da semana passada. “Minha dificuldade maior é com português, pois gosto mais da área de exatas", afirmou ao relatar que deseja cursar Engenharia Civil. “Esse é meu primeiro Enem e acho que tive um bom desempenho. Achei as provas fáceis”, disse Felipe Dalla Costa, estudante de Apucarana que viajou para Londrina exclusivamente para prestar o exame.

Um levantamento prévio divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) apontou que dos 3,4 milhões de inscritos, 2.490.880 fizeram a prova do Enem no último domingo (13), índice que corresponde a 26,7% de abstenção. Os dados do segundo dia de prova não haviam sido divulgados até o fechamento desta edição da FOLHA. Conforme previsto em edital, os gabaritos oficiais das provas devem ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até a próxima quarta-feira (23).

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.