A diretora de Avaliação e Informação Institucional da Proplan (Pró-Reitoria de Planejamento) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Elisa Emi Tanaka Carloto, comemorou a posição da instituição no ranking que colocou a UEL entre as melhores instituições brasileiras no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo o Impact Rankings 2021. Ela ressaltou que a educação de alta qualidade deve ser uma área em que as universidades se destacam, pois é a finalidade número um das instituições de ensino e está explícita na missão da UEL, ou seja, esta é uma meta constante em todas as atividades desenvolvidas e principalmente em todo processo de geração de tecnologia e formação profissional da universidade.

Elisa Emi Tanaka Carloto reforçou que a UEL expôs suas ações que promovem e apoiam a energia limpa, tanto por meio de pesquisa, divulgação e também em seu próprio comportamento e uso que inclui conteúdos presentes nos currículos dos cursos de graduação.
Elisa Emi Tanaka Carloto reforçou que a UEL expôs suas ações que promovem e apoiam a energia limpa, tanto por meio de pesquisa, divulgação e também em seu próprio comportamento e uso que inclui conteúdos presentes nos currículos dos cursos de graduação. | Foto: Seti

“A educação é uma porta-chave para sair das desigualdades, além de melhorar a qualidade de vida. O acesso à educação inclusiva pode permitir o desenvolvimento de soluções inovadoras para os maiores problemas do mundo, daí a necessidade e importância dos Cursos de Licenciaturas , um dos critérios avaliados pelo ranking para a atribuição dos conceitos deste item.”

Segundo ela, o acesso à energia é essencial para enfrentar os desafios e oportunidades que se colocam no mundo hoje. “Mas a energia precisa estar disponível e acessível a todos para permitir o desenvolvimento futuro, e precisa ser limpa para garantir que o desenvolvimento possa ser sustentável.”

Ela reforçou que a UEL expôs suas ações que promovem e apoiam a energia limpa, tanto por meio de pesquisa, divulgação e também em seu próprio comportamento e uso que inclui conteúdos presentes nos currículos dos cursos de graduação.

“Quanto ao ODS Paz, Justiça e Instituições Fortes nossa instituição tem bases sólidas em políticas inclusivas, de respeito aos Direitos Humanos e liberdade acadêmica. Ficou claramente demonstrado por meio de nossas atividades e valorizado pelo ranking a interação com a sociedade e o reflexo e importância para Londrina e Região de todos os serviços prestados inclusive em parcerias com os diversos níveis governamentais.”, apontou.

Ela explicou que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão alinhados com muitos objetivos das universidades, que por meio da formação profissional de qualidade e geração de tecnologia podem contribuir diretamente com a erradicação da pobreza e outras privações que precisam estar de mãos dadas com estratégias para melhorar a saúde e a educação, reduzir a desigualdade e estimular o crescimento econômico – tudo ao mesmo tempo em que enfrentam as mudanças climáticas e trabalham para preservar o meio ambiente.

“Para atingir estes objetivos é necessário que todos participem, diferentes setores trabalhando de forma integrada, reunindo recursos financeiros, conhecimento e experiência. Isso deve incluir os recursos das universidades e do ensino superior.”

Questionada sobre a falta de recursos e pessoal, ela disse que a continuidade da evolução desse processo depende do apoio da sociedade. “Com o entendimento de que são investimentos e não gastos os valores aplicados nas Universidades. O que seria da região sem o Hospital Universitário da UEL no enfrentamento da Pandemia, sem a Clínica Odontológica, sem o Hospital Veterinário, sem a Casa de Cultura, o Teatro Ouro Verde, o Museu Histórico, o escritório Jurídico de Aplicação, o Colégio de Aplicação, dentre tantos outros órgãos, projetos, agências, laboratórios e ações desenvolvidas com e para a Sociedade?”

“As ações hoje desenvolvidas pela UEL fazem parte de uma iniciativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e que tem seus desdobramentos com parcerias tanto com outros órgãos governamentais, empresas e instituições de ensino como a USP, quanto contribuindo com empresas e organizações. Podendo evoluir muito nesta linha.”

“A UEL foi classificada como a 1ª Universidade Estadual do Paraná no Índice Geral de Cursos do MEC, conseguindo ainda a 21ª colocação entre todas as públicas e o 64º lugar na classificação nacional geral. Educação de alta qualidade deve ser uma área em que as universidades se destacam devido a sua finalidade e foi isso apontado pelo The Impact Ranking - ODS 4 – Educação de Qualidade, onde a UEL foi classificada como a melhor do Brasil neste item e a 32ª melhor colocada em 1115 instituições do mundo.”

Ela reforçou que a qualidade de ensino não pode ser medida somente por boa infraestrutura e investimento financeiro. “É fundamental também considerar as contínuas ações de aprimoramento pedagógico, e qualificação do corpo docente e técnico. Tudo isso faz parte de um planejamento de desenvolvimento institucional e políticas com objetivos claros.”

“Como diretora de Avaliação e Informação Institucional vejo o reconhecimento de tanto trabalho, esforço e empenho de docentes, técnicos, estudantes e dirigentes como estímulo para continuar neste caminho, apesar das dificuldades. Além disso, o reconhecimento é para Londrina, pois a UEL é intrinsecamente ligada à cidade e seu desenvolvimento. Sempre há espaço para aprimoramento, geração de conhecimento, tecnologia.”, concluiu.

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