O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná autorizou nesta quarta-feira (6) o começo da duplicação da PR-445 entre o distrito de Lerroville e Mauá da Serra, no cruzamento com a BR-376. As obras, no entanto, só devem começar em duas semanas.

Imagem ilustrativa da imagem DER autoriza início da duplicação de novo trecho da PR-445
| Foto: Gustavo Carneiro

Foi o prazo dado pelo órgão ao Consórcio DP Barros Pavimentação e Tríade Pavimentações, que venceu a licitação. Serão 27 quilômetros duplicados que vão custar R$ 148 milhões, recursos do Governo do Estado.

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Consórcio vence licitação para duplicar PR-445

O grupo apresentou o menor preço no processo licitatório e passou na frente de outras empresas credenciadas na análise da documentação. Com a ordem de serviço, a previsão é que a duplicação seja entregue em até um ano e meio.

O consórcio terá até o dia 21 para apresentar o plano de trabalho da obra, que vai incluir os serviços a serem realizados, quais os pontos, o número de funcionários e os materiais que serão usados. Terraplenagem, drenagem e construção de galerias serão os primeiros serviços executados no trecho.

REPERCUSSÃO

Para o deputado estadual Tercílio Turini (PSD), a duplicação vai trazer desenvolvimento para a região norte do Paraná. "A PR-445 é o principal corredor de quem vem de Curitiba ou São Paulo e necessariamente passa por Londrina. Com ela duplicada, teremos mais segurança para os motoristas, que poderão trafegar com mais tranquilidade. Isso obviamente atrai mais investimentos, empresas e indústrias para os municípios próximos", informou.

"Era a notícia mais esperada dos últimos meses. Foi um longo processo até aqui. Ela é extremamente importante porque impacta na redução do número de mortes e influencia diretamente em todas as cidades do entorno", declarou o deputado estadual Tiago Amaral (PSD).

OBSTÁCULOS

Até que saísse do papel, a obra passou por vários entraves. De acordo com o parlamentar, a autorização para o início do serviço deveria ser assinada no final de 2021. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) identificou sítios arqueológicos no caminho, o que atrasou os trabalhos.

A liberação veio no mês passado após estudos feitos pelo DER, que demoraram sete meses para ser concluídos. "Houve esse atraso que prejudicou bastante, mas é uma etapa já superada. Esperamos que não haja novos imprevistos", observou Turini.

COMO FICA

Com os 27 quilômetros que serão duplicados, o Governo do Paraná dá mais um passo para construir duas pistas na PR-445 de Londrina a Mauá da Serra. A parte que vai até o distrito de Irerê já passou por essa fase. O trecho entre Irerê e Lerroville teve o projeto aprovado e entregue ao DER. O edital, porém, ainda não foi lançado.

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