Washington, EUA - A prefeitura de Curitiba lançou um edital para buscar ideias de reformas para as estações de seus corredores de ônibus. A licitação pede a elaboração de um protótipo de nova estação que seja capaz de atender a várias demandas. A principal é que ela seja autossustentável: consiga captar energia solar para manter a iluminação, o ar condicionado e os sistemas de informação funcionando.

Outros pontos exigidos são que o entorno da parada facilite a conexão com outros modais, como o uso de bicicleta e de caronas solidárias. Também deverá haver acessibilidade para pessoas com deficiência e espaço para pequenas operações de comércio e serviços, além de melhorias no entorno.

LEIA TAMBÉM: Nova empresa começa a operar coleta de lixo em Londrina

O edital, no valor de R$ 4,6 milhões, é feito em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e está aberto a concorrentes estrangeiros. O vencedor da proposta terá de elaborar um protótipo em escala real, que depois será replicado nas estações do sistema. A escolha da proposta vencedora será feita com base em índices de desempenho e custo-benefício.

Criado na década de 1970, o sistema de ônibus de Curitiba se tornou uma referência internacional. Além de faixas exclusivas para os coletivos circularem pelas avenidas, os pontos de parada foram transformados em míni estações fechadas, onde o passageiro paga a passagem ao entrar. Fazer a cobrança fora do ônibus agiliza o embarque e as viagens como um todo.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.