A reestruturação da Polícia Militar na região de Londrina deve sair do papel em 2022. A garantia foi dada pelo comandante-geral do órgão no Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, em evento com prefeitos na sede da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) nesta sexta-feira (20). As principais mudanças são a criação de um novo batalhão na zona norte e a transformação do destacamento de Cambé em companhia.

Imagem ilustrativa da imagem Criação de novo batalhão da PM na zona norte fica para ano que vem
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

"Esse ano não conseguimos tirar esses projetos do papel por limitações financeiras e orçamentárias. Vai ficar pro ano que vem mesmo", disse o oficial. A Prefeitura de Londrina ofereceu um terreno na Avenida Saul Elkind para a construção do batalhão. A intenção é subir de patamar a 4ª Companhia Independente, que recentemente absorveu do 15º Batalhão de Rolândia o policiamento de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Sertanópolis.

O prefeito Marcelo Belinati (PP) sugeriu que o batalhão seja erguido no mesmo espaço destinado ao Restaurante Popular da região norte. A Secretaria Estadual de Segurança Pública ainda não confirmou se vai aceitar a proposta do Município. Já em relação a Cambé, a alteração para companhia faria com que o setor não ficasse mais debaixo do comando do 5º Batalhão de Londrina.

Novas viaturas

O comandante participou da entrega de 31 novas viaturas para a região de Londrina. Elas fazem parte do primeiro lote de 119 veículos compradas pelo governo estadual para a Polícia Militar. Segundo o coronel, 200 motos devem chegar até a metade do mês de setembro para a corporação. O evento contou com a participação do chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, e de prefeitos da região