A Prefeitura de Londrina encaminhou ao secretário de Segurança Pública do Paraná, Rômulo Marinho Soares, a proposta de instalar o novo batalhão da Polícia Militar em um terreno na Avenida Saul Elkind, no mesmo espaço em que será construído o Restaurante Popular. A área reservada para a corporação tem 4,4 mil metros quadrados. O ofício confirmando a cessão do local foi enviado ao governo estadual no final de julho, mas ainda não houve resposta se o acordo realmente será fechado.

O endereço que pode abrigar o destacamento fica na esquina da Saul Elkind com a Rua Carlos Galhardo, perto do Cemitério Jardim da Saudade. A intenção é transformar em batalhão a 4ª Companhia Independente, hoje responsável pelo policiamento nas regiões norte e oeste da cidade, além de quatro municípios da região (Bela Vista do Paraíso, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Sertanópolis). A mudança ainda está sendo discutida e não tem data exata para sair do papel.

Com a construção do Restaurante Popular, o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, explicou que a PM ficaria com um terreno remanescente. Ele, porém, ressaltou que a discussão está bem no começo. "É nosso interesse que a polícia fique naquela região. Se este for o desejo da Secretaria de Segurança, vamos mandar um projeto de lei para aprovação na Câmara Municipal. Oferecemos outras áreas, que ainda estão sendo analisadas em relação à viabilidade", comentou.

Articulação

Para o deputado Tiago Amaral (PSB), o governador Ratinho Jr. (PSD) tem "simpatia" com a ideia de um novo batalhão da Polícia Militar em Londrina. Nas conversas que estão acontecendo em Curitiba, o gestor teria dado aval para que o assunto fosse definido "de forma técnica" pelo próprio Comando-Geral da PM. "Para tornar esse objetivo em realidade, é claro que precisamos de mais policiais e estrutura. Mas uma cidade do Paraná do porte da zona norte, por exemplo, onde moram cerca de 200 mil pessoas, não teria mais somente uma companhia, e sim algo mais representativo. Será benéfico para todos", avaliou.

Mudanças

Subir a 4ª Companhia de patamar dentro da PM faz parte de uma série de movimentações que estão acontecendo na corporação em Londrina e região. A primeira delas foi a retirada da responsabilidade no patrulhamento de quatro municípios do 15º Batalhão de Rolândia para a própria 4ª Cia. A próxima etapa será a independência do destacamento de Cambé. Um movimento formado por políticos da cidade pede que o setor seja desvinculado do 5º Batalhão.

A FOLHA procurou a Sesp para saber como estão as tratativas, mas não obteve retorno.