| |

Geral 5m de leitura

Corpo de dom Geraldo será sepultado às 12 horas de segunda-feira (28)

O arcebispo emérito de São Salvador da Bahia morreu neste sábado (26) em Londrina. Ele tinha 89 anos

ATUALIZAÇÃO
27 de agosto de 2023

Reportagem local
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Corpo de dom Geraldo será sepultado às 12 horas de segunda-feira (28)

A Arquidiocese de Londrina divulgou a programação do funeral de dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de São Salvador da Bahia e ex-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que morreu  aos 89 anos, na manhã deste sábado (26 ), em Londrina

Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese, às oito horas deste domingo (27), o cortejo com o corpo do ex-arcebispo de  Londrina deverá sair da Acesf  (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), localizada na Avenida  Av. Juscelino Kubitscheck, 2948, e seguir em direção à Catedral Metropolitana de Londrina, no centro da cidade.  

A chegada do cortejo à Catedral está prevista para acontecer às nove horas. Na sequência, haverá a Celebração da Palavra, com o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz. Às 10 horas acontecerá a primeira das 12 missas que serão celebradas a cada duas horas na Catedral, inclusive durante a madrugada. 

Na segunda-feira (28), às 10 horas, acontecerá a Missa de exéquias e às 12 horas o corpo de dom Geraldo  Majella Agnelo será sepultado na cripta da Catedral, onde foram enterrados o primeiro bispo e arcebispo, dom Geraldo Fernandes Bijos, e o terceiro arcebispo, dom Albano Cavalin.

Dom Geraldo Majella Agnelo morreu em Londrina, onde residia desde 2014. A saúde de dom Geraldo se agravou em dezembro do ano passado, quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Encontrava-se em internamento domiciliar e teve uma piora nos últimos dias.

Tendo o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI no ano de 2011, dom Geraldo tornou-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador e, em 2014, passou a residir em Londrina.

O desejo de ser sepultado na  Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina foi manifestado por dom Geraldo em carta registrada em cartório em 2000.

LUTO OFICIAL 

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, decretou luto oficial por 3 dias pela morte de dom Geraldo Majella Agnello, que por oito anos esteve à frente da Arquidiocese de Londrina. "Muito triste a notícia da morte de dom Geraldo Majella Agnello. Um religioso íntegro, comprometido com as causas sociais, e que deixou sua marca ao comandar a Arquidiocese de Londrina por 8 anos. Querido por todos, fará muita falta não só para Londrina, mas para o nosso país. Que Deus conforte seus familiares e amigos", declarou o prefeito.

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS