A chuvarada que atingiu Londrina há três semanas, entre os dias 17 e 18 de outubro, gerou vários estragos e a recuperação ainda não terminou. Uma das obras mais avançadas é a da rua Olinda, que começou no dia 28 do mês passado, mas ainda não foi concluída. No entanto já é possível ver que o buraco em si já foi aterrado e teve as manilhas de concreto substituídas. Os funcionários da prefeitura que estavam no local afirmaram que o estrago foi maior ainda do que a análise inicial. Segundo eles, havia uma previsão de implantação de quatro a dez manilhas de concreto para a galeria pluvial, mas os funcionários afirmaram que foi necessária a substituição de 60 delas.

Dano na rua Olinda foi maior ainda do que o indicado na análise inicial
Dano na rua Olinda foi maior ainda do que o indicado na análise inicial | Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha

Segundo o secretário de Obras, João Verçosa, o serviço previsto inicialmente foi ampliado. “Quando ocorreu o problema, detectamos que o estrago não era só naquele ponto. Consertamos inicialmente onde estava com mais gravidade, mas depois implantamos tubulação dos dois lados do buraco totalizando 50 metros a mais de tubulação substituída.” Ele explicou que essa etapa já está concluída, mas ainda falta a implantação de uma caixa de concreto tripla para receber a boca de lobo no local e também a recomposição do asfalto da pista de rolamento da rua Olinda e a reconstrução da calçada destruída pela força das águas.

A funcionária de uma empresa de costura nas imediações, Daniele Souza, relatou que o movimento caiu cerca de 10% depois do surgimento do buraco. “Quem vem de carro, principalmente, deixou de vir. Quem vem a pé não afetou muito. Ela disse que não sabe o real motivo para gerar uma erosão tão grande e no dia chegaram até a cogitar que um raio havia atingido o local. No mesmo dia da chuvarada o pessoal da prefeitura veio para avaliar os estragos. Eles foram eficientes pela gravidade do problema.”, destacou Souza.

A poucos metros dali, a cerca de 15 metros do Anfiteatro do Zerão, na tarde de desta quinta-feira (10) os funcionários da Secretaria Municipal de Obras iniciaram a escavação do local para avaliar o que precisa ser consertado, já que o espaço também sofreu erosão. Ainda não há um levantamento de quantas manilhas de concreto da galeria pluvial devem ser substituídas. “Já entramos no Zerão para fazer esses reparos. Estamos fazendo a investigação do que precisa ser feito, mas já sabemos que vamos construir uma caixa de galeria pluvial. Acredito que será mais rápido do que na rua Olinda. Terminando lá, vamos partir para outros problemas causados pela chuva”, declarou Verçosa.

LEIA TAMBÉM:

+ Projeto de recuperação do Vale Verde deve ser dividido em duas etapas

A reportagem questionou a prefeitura sobre o cronograma para a entrega das obras de recuperação do local e também sobre o andamento das obras em outros pontos da cidade, como na rua Ana Porcina de Almeida, no Portal de Versalhes (zona oeste). No período chuvoso também houve estragos na rua Dom Henrique, no Conjunto Antares (zona leste), na rua Kioto Okawati, próximo ao Lago Igapó, na rua Angela Rosa, no Parque Presidente Vargas (zona norte); e na rua Cândido de Abreu, no Conjunto Lindoia (zona leste), entre outros pontos. Todas essas vias foram atingidas pela chuvarada de meados de outubro e Verçosa relatou que a maior parte dessas problemas foi sanada.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.