Imagem ilustrativa da imagem Com aumento dos casos, HU reativa leitos exclusivos para Covid-19
| Foto: Sergio Ranalli - Grupo Folha 19-05-2020

Com o aumento significativo de casos de Covid-19 no Estado e, por consequência, internamentos, o HU (Hospital Universitário) de Londrina está reativando 45 leitos exclusivos para pacientes com confirmação ou suspeita da doença. São dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, nove de UTI pediátrica e 26 vagas para retaguarda clínica.

De acordo com nota divulga pela instituição, a medida atende uma solicitação da Diretoria de Gestão em Saúde da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). A retomada dos leitos será gradual ao longo desta semana: 20 a partir desta quarta-feira (2) e o restante na sexta-feira (4). Os leitos tinham sido desativados em 1º de novembro em razão da diminuição, à época, dos infectados e utilização.

icon-aspas “A reativação acontece considerando os dados epidemiológicos do coronavírus no município de Londrina que, embora abaixo da incidência nacional, mantém-se em curva ascendente no que se refere ao acumulado de novos confirmados, com impacto direto na elevação das taxas de ocupação de leitos Covid no HU”, alerta o texto.

TAXA

A média de ocupação de leitos de UTI para coronavírus no hospital tem se mantido acima de 92%, com crescimento de pessoas precisando das unidades consideradas de retaguarda. O HU informou que a situação tem “resultado no agravamento do contexto de superlotação do serviço de urgência e emergência, que convive com o desafio de assistir aos pacientes suspeitos e confirmados de infecção pelo SarsCov-2, ao mesmo tempo em que gerencia a rede de urgência e emergência da sua área de abrangência”.

O Hospital Universitário é referência em várias especialidades de média e alta complexidade assistencial. Além disso, a instituição atende pacientes de outras cidades da região em relação à Covid-19. No último informe da Sesa, de terça-feira (1), a taxa de ocupação de UTI e enfermaria adulto na macrorregião Norte estava, respectivamente, em 75% e 79%. Há exatamente um mês o percentual era de 66% (incluindo leitos pediátricos) e 38,3%.

CASOS

Londrina tem 15.239 casos de coronavírus, em que 14.498 são considerados recuperados. Já perderam a vida em decorrência da doença 354 moradores. Na 17ª Regional de Saúde, que reúne quase um milhão de habitantes, são 26.199 positivações, 17.538 curados e 570 óbitos.

LEIA TAMBÉM: Paraná adota toque de recolher para combater aumento de casos da Covid-19