A chuva aliada à baixa amplitude térmica assustou os londrinenses que, sem sol para se esquentar, se viram obrigados a tirar a blusa e o guarda-chuva do armário. O clima atípico é resultado do encontro de uma frente fria vinda do Sul com a chuva vinda do corredor de umidade da Amazônia, que geralmente traz bastante precipitação, afirma Heverly Morais, agrometeorologista do Iapar.

Encontro de frente fria do Sul e chuva do Norte resultou em clima de chuva e baixa amplitude térmica em Londrina
Encontro de frente fria do Sul e chuva do Norte resultou em clima de chuva e baixa amplitude térmica em Londrina | Foto: Isaac Fontana/Folhapress

Apesar da sensação de frio, as temperaturas mínimas, em torno dos 16 graus, estão mais altas que no começo do mês ou em julho, quando média estava em 12 graus. “O problema é que não tem sol. As máximas também estão em torno dos 18, 19 graus. A amplitude não está grande”, explica Morais.

LEIA TAMBÉM:

Chuva provoca deslizamento de terra e abertura de 'cratera' na PR-445

De acordo com ela, a chuva deve durar até sexta-feira (21), quando vem o frio. No fim de semana, haverá a entrada de uma massa de ar frio que, ao encontrar com a umidade da chuva, deverá fazer até nevar nas serras gaúcha e catarinense. “Quando a massa polar encontra a atmosfera com bastante umidade, faz com que ocorra a neve.”

No sábado (22) e no domingo (23), as mínimas podem chegar a 6 graus. O Iapar está monitorando a possibilidade de geada. Na segunda-feira (24), o clima deve começar a esquentar gradativamente.

NEVE NO PARANÁ?

Ao contrário do que circula nas redes sociais desde o fim de semana, não deverá nevar no Paraná, segundo o Simepar. Conforme o órgão, que acompanha a formação da massa de ar polar que se aproxima da região Sul, o cenário no Estado não é favorável para a neve. A probabilidade maior é que o fenômeno atinja as serras gaúcha e catarinense e talvez cidades mais altas do Paraná, como Palmas, na região Sudoeste, mas em menor intensidade.

Um dos fatores que inibem a formação de neve são as chuvas constantes desde o último fim de semana. A condição ideal para a neve inclui temperaturas abaixo de zero e a formação de garoa. Como as precipitações nesta semana devem ficar em uma média de 15 milímetros a 20 milímetros, elas não colaboram com o fenômeno.