Após uma semana de sol com temperatura máxima próxima dos 30 graus, os londrinenses devem enfrentar uma mudança climática a partir desta segunda-feira (30). Conforme o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), deve chover na cidade nos próximos dias um volume acumulado de cerca de 70 mm. A previsão é que a instabilidade permaneça, pelo menos, até a próxima quinta-feira (2), período em que os termômetros oscilam entre 15 e 23 graus, cenário que deve se estender à maioria das cidades da região Norte do Estado.

“A virada do tempo se deve a uma frente fria vinda do Uruguai e que ficará estacionada em todo o Sul do país durante esta semana. No momento desta chegada podem ocorrer tempestades e chuvas com ventos bastante fortes”, afirma o meteorologista Samuel Braun.

De acordo com a previsão do Simepar, a chuva em Londrina terá início na madrugada desta segunda-feira (30) e permanecerá até o final do dia, somando um volume de 14,4 mm. A temperatura mínima será de 17º e máxima de 22º. Na terça (31), o cenário continua parecido, com 14,7 mm de chuva e termômetros variando entre 16º e 19º.

O volume maior de chuva deve ser registrado na quarta-feira (1º), quando está previsto um volume de 33,5 mm e temperaturas oscilando entre 15 e 20 graus. A intensidade da chuva deve diminuir na quinta-feira (2), com um acumulado de 4,9mm e termômetros variando entre 15 e 23 graus. As temperaturas seguem estáveis entre sexta-feira (3) e domingo (5), com possibilidade de chuva leve no sábado (4).

LEIA TAMBÉM:

+ Torre da Atlas Schindler será a maior edificação de Londrina

“Embora os termômetros registrem temperaturas amenas, a sensação térmica nos próximos dias será de mais frio. Isso porque não há previsão de longos períodos de sol. Além disso, pode ser que essa frente fria fique estacionada mais tempo do que o previsto inicialmente. Tudo vai depender das mudanças que ocorrerão ao longo da semana”, destaca Braun ao observar que apesar de o clima seco ser predominante neste período do ano as chuvas dessa semana são consideradas dentro da normalidade.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1