| |

Geral 5m de leitura

Chuva causa medo e destruição na Zona Norte de Londrina

Dezenas de moradias do assentamento Nossa Senhora Aparecida foram atingidas pelo temporal do último sábado (23)

ATUALIZAÇÃO
25 de outubro de 2021

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

Os estragos provocados por temporais em Londrina causaram apreensão em moradores de todas as regiões da cidade. O sentimento de medo foi ainda maior em bairros carentes da zona norte, uma das mais afetadas pela forte chuva que atingiu o município na tarde do último sábado (23). No assentamento Nossa Senhora Aparecida, moradores viveram momentos de pânico durante o vendaval que além de arrancar telhas e chegou a derrubar paredes de algumas moradias. 

“Foi desesperador ouvir as mensagens de áudio e os vídeos que chegaram aos montes durante a chuva de sábado no grupo de moradores que a gente tem no watsapp. Muitas mães agoniadas gritando por socorro pois estavam com medo de que a chuva derrubasse suas casas e matassem seus filhos. Foi um sufoco muito grande”, comentou a líder comunitária Walkíria Moreno, que integra a associação Amigas do São Jorge, bairro vizinho ao assentamento Nossa Senhora Aparecida. 

 

Uma das mensagens citadas por ela foi enviada pela dona de casa Ana Paula Assunção. “Choveu tão forte que quebrou a calha do telhado e começou a molhar tudo dentro de casa. Fiquei com medo da chuva derrubar as paredes e matar meu filho de um ano que estava comigo. Por isso comecei a pedir socorro pelo celular”, detalhou a moradora. “Minha casa balançava toda, minha filha mais nova começou a gritar que a gente ia morrer. Foi desesperador”, contou a dona de casa Débora Ramos da Silva, que está grávida de seis meses, e teve o telhado e as paredes de sua casa atingidas pelo temporal. 

 

Uma das situações mais graves foi vivenciada pela catadora de reciclagem Josiani Silva.“Eu e meu marido saímos pra levar nossas duas filhas a uma festa infantil aqui no bairro. Pouco depois depois da chuva ter começado, recebemos uma mensagem de áudio do meu filho de 15 anos dizendo que o vento tinha levado o telhado e derrubado as paredes da nossa sala. A gente tinha acabado de reformar os estragos causados pela chuva que destelhou a nossa casa há cerca de dois meses e quando chegamos vimos quase tudo destruído de novo. O medo é tão grande que quando olho pro céu e vejo que nuvens de chuva estão se formando eu já entre em desespero. Meu receio é que qualquer hora a casa caia inteira com meus filhos dentro”, comentou. 

Diante do cenário desolador, lideranças comunitárias se uniram para ajudar os moradores locais a reformar os imóveis atingidos pelo temporal. “Essa chuva de sábado foi uma das mais fortes que a gente presenciou. Dezenas de casas foram atingidas. Por isso, estamos fazendo uma campanha pedindo doações para comprar telhas e outros materiais de construção. É uma forma de aliviar o sofrimento de quem já leva uma vida tão difícil”, informa Walkíria Moreno. Ela informa que as contribuições podem ser feitas via Pix pelo número do seu celular (43) 99160-7896.  

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS