Com o tempo nublado e a previsão de novas chuvas, a cidade de Bandeirantes, no Norte Pioneiro, acordou nesta segunda-feira (13) ainda contabilizando os danos causados pela forte chuva na madrugada deste domingo (12). Pela segunda semana seguida, a cidade registrou muitos milímetros de chuva em poucas horas, o que ocasionou novos pontos de alagamento.

LEIA TAMBÉM: Chuvas na região da serra fecham estrada entre PR e SC

De acordo com Richard Damasceno, diretor de Operações e coordenador da Defesa Civil de Bandeirantes, 260 famílias estão desalojadas neste momento: “são famílias que estão em casas de parentes e amigos até que consigam fazer a limpeza das residências e possam voltar para suas casas”. Não há registro de pessoas desabrigadas ou feridas.

No total, 2.410 pessoas foram afetadas pelas chuvas em mais de 25 bairros, tanto da região urbana quanto rural. Em cinco horas, alguns bairros registraram mais de 180 milímetros de chuva. Os principais problemas foram no entorno dos ribeirões Água do Caia e Córrego das Antas, que afetaram bairros que já haviam sido alagados no domingo passado (05), além de outros dois bairros, sendo eles: Conjunto Bela Vista e Jardim Primavera.

Apesar da água já ter baixado nesta segunda-feira, diversos alunos não foram para as escolas por conta da dificuldade de passar por alguns trechos que são interligados por pontes, já que, de acordo com Damasceno, 28 pontes sofreram danos por conta da chuva.

Imagem ilustrativa da imagem Cerca de 260 famílias ainda estão desalojadas em Bandeirantes nesta segunda-feira
| Foto: Allysson Silva

Segundo ele, o prefeito de Bandeirantes, Jaelson Matta (PODE), foi para Curitiba nesta manhã para buscar uma solução para essa situação. Segundo o responsável pela Defesa Civil, o Governo do Estado decretou situação de emergência em Bandeirantes e, agora, eles aguardam o parecer da União. Segundo Damasceno, caso seja positiva a resposta do Governo Federal, diversas famílias que vivem em áreas de risco podem ter prioridade em programas como o Minha Casa Minha Vida.

Além disso, de acordo com ele, o município vai custear o aluguel social para ao menos 20 famílias neste momento. “Já estão sendo feitos estudos para que essa situação não ocorra novamente com as famílias de Bandeirantes”, afirma.

A Defesa Civil está em alerta e qualquer ocorrência pode ser comunicada através do WhatsApp 3542-3322. Segundo Richard Damasceno, as equipes da prefeitura estão fazendo a limpeza da cidade e levando água potável para as famílias.

LEIA TAMBÉM

+ Furto em elevatória afeta abastecimento de água em Arapongas

+ Motorista embriagado atropela bebê e outras duas pessoas da mesma família