Amanhã na FOLHA tem início do FILO e Marcelo Belinati
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 09 de agosto de 2017
Marian Trigueiros<br>Reportagem Local 
O Amanhã na FOLHA desta quarta-feira é especial para falar sobre o FILO Festival Internacional de Londrina e uma pauta que envolve o prefeito Marcelo Belinati (assista ao vídeo mais abaixo).
Maratona teatral começa na sexta
A partir de sexta-feira (11) até o dia 27 de agosto, a cidade vai respirar teatro com a realização da 49ª edição do FILO (Festival Internacional de Londrina). Serão 17 dias de programação com 34 espetáculos e 78 apresentações de artistas e grupos nacionais e internacionais com montagens de teatro, dança, circo, multimídia e música, além de shows no Ponto de Encontro e atividades formativas. No total, foram mais de 700 espetáculos inscritos. Para a abertura do festival, logo após a cerimônia, no Ouro Verde, às 20h30, será apresentada "Hamlet", do grupo londrinense agora radicado no Rio de Janeiro Armazém Companhia de Teatro. Este ano, mais uma vez, não haverá o Cabaré do FILO, mas o violonista e compositor gaúcho Yamandú Costa e o coletivo carioca Buraco da Lacraia estão entre as atrações musicais.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (9), o diretor do festival, Luiz Bertipaglia, informou que o orçamento desta edição é praticamente o mesmo do ano passado, cerca de R$ 1,2 milhão, incluindo a participação do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). "Os recursos não são os ideais e sabíamos que seria mais um ano difícil para conseguirmos patrocínio. Mas como somos insistentes, iremos realizar novamente uma edição com espetáculos de peso, representativos e grupos respeitados."

Ainda com relação à programação, Bertipaglia comenta a vinda da atriz Fernanda Montenegro, pela primeira vez no FILO, com a leitura "Nelson Rodrigues por Ele Mesmo". "Há anos tentamos trazê-la. É um marco deste festival". O tema da edição deste ano segue o já iniciado no ano passado: o espetáculo da diversidade, da tolerância e do humanismo. O FILO 2017 tem o apoio do grupo Folha de Comunicação.
Assista ao vídeo abaixo e leia mais na edição desta quinta-feira (10):


