.
. | Foto: Pixabay

A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Norte do Paraná afirma ter sido pega de surpresa com a nova determinação do prefeito Marcelo Belinati de fechar os bares de Londrina a partir de sexta-feira (11).

LEIA MAIS

Belinati endurece regras de distanciamento contra a Covid

A decisão foi anunciada na quarta-feira (9) e, segundo a administração pública, é uma forma de diminuir a disseminação do coronavírus na cidade, em razão do aumento de casos nas últimas semanas. As áreas públicas de lazer também serão fechadas.

A presidente da Abrasel Norte do Paraná, Fernanda Fujarra, ressaltou que a entidade respeita as novas medidas, mas que se mostra muito preocupada com a situação econômica dos empresários e funcionários e que o município precisa ser mais efetivo na fiscalização.

"Que a fiscalização aconteça com rigor nos estabelecimentos que não cumpram as determinações dos decretos e não respeitam as normas de higiene e distanciamento. Quem trabalha de forma regular não pode ser prejudicado com uma medida como esta", afirmou Fujarra.

A entidade critica também o fechamento dos bares em Londrina, enquanto nas outras cidades da região os estabelecimentos continuam funcionando normalmente e provocando aglomerações. "A consequência disso é que muitas pessoas estão indo para estas cidades e temos vistos aglomerações, inclusive, em locais que não tem estrutura nenhuma para esta demanda".

De acordo com Fernanda Fujarra, a Abrasel vai buscar um encontro com o prefeito Marcelo Belinati e propor pelo menos algumas flexibilizações para diminuir o prejuízo dos empresários.

"O nosso pedido será para que seja revisto este posicionamento da prefeitura e que seja liberado pelo menos o serviço de delivery nos bares. E entendemos também que é possível uma flexibilização, dentro de todas as normas de segurança, para que os restaurantes dos shoppings possam funcionar até às 22h e os de rua até a meia-noite".