O prefeito Marcelo Belinati anunciou nesta quarta-feira (9) um novo fechamento de bares e áreas públicas de lazer de Londrina em razão do aumento do número de casos da Covid-19 na cidade. As novas regras começam a valer a partir de sexta-feira (11) e são válidas por 14 dias.

Belinati ressaltou que o avanço da Covid-19 tem acontecido em razão de festas, baladas, churrascos e jogos de futebol clandestinos
Belinati ressaltou que o avanço da Covid-19 tem acontecido em razão de festas, baladas, churrascos e jogos de futebol clandestinos | Foto: Emerson Dias/N.Com

Com a determinação, os bares não poderão funcionar nem mesmo com o serviço de delivery e drive-thru e os espaços como parques, praças e lagos não poderão ser frequentados pela população. Interditadas desde o início da pandemia, as áreas públicas de lazer haviam sido reabertas no dia 17 de agosto para atividades físicas individuais.

Durante entrevista coletiva, Belinati ressaltou que a administração pública identificou que o crescimento dos registros da doença tem acontecido em razão de festas, baladas, churrascos e jogos de futebol clandestinos, em razão da falta do uso de máscaras de proteção nestes locais.

"A taxa de transmissão do vírus está em crescimento e o número de contaminados aumentando e isso acendeu a luz de alerta. E para diminuir esta disseminação estamos determinando o fechamento de todos os bares, de praças, parques e lagos. É uma determinação em respeito a vida das pessoas", pontuou o prefeito.

Londrina bateu mais um recorde de casos confirmados da Sars-CoV-2 em um único dia. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira, a cidade registrou 208 confirmações nas últimas 24 horas. O recorde anterior havia sido no dia 5, com 182 casos.

Desde o início da pandemia em Londrina - o primeiro caso foi registrado há exatos seis meses, no dia 9 de março - a cidade já contabiliza 7.380 pessoas infectadas. Segundo o informativo municipal, foram mais quatro óbitos e o total de mortes no município é de 200. Nos últimos 11 dias, foram 37 óbitos na cidade.

"Os óbitos são uma consequência do número de casos. Quanto mais casos, mais óbitos. Como o número de casos diários tem se elevado diariamente, as mortes acompanham. Estas medidas que estamos implementando são para reduzir a circulação viral nestes lugares que identificamos ser os grandes vilões desta pandemia", afirmou o secretário de Saúde, Felippe Machado.

Fiscalização

Ao lado também do secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, o prefeito informou que será criada uma força-tarefa composta pela Guarda Municipal e fiscais da prefeitura para intensificar a fiscalização quanto ao cumprimento das normas de prevenção contra o coronavírus.

"Vamos alterar o decreto sobre o uso de máscara na rua. Até hoje, a primeira abordagem permitia uma notificação e a multa somente em uma segunda vez. Agora, desde a primeira abordagem já será aplicada a multa pela Guarda Municipal", revelou Belinati. "A fiscalização será rígida também com os donos de chácaras e com quem aluga as chácaras para festas e churrascos. As multas serão de R$ 10 mil para cada um."

Pedro Ramos explicou que foram identificados e catalogados os locais com maior incidência de aglomerações para que a fiscalização possa ser mais efetiva. "Este grupo será específico para a questão do coronavírus. Vamos percorrer praças, parques e estes locais onde acontecem as festas e aglomerações, divulgadas, inclusive pelas redes sociais", apontou o secretário.