Nos últimos 12 anos, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) traz a publicação da "Revista Diálogos Pedagógicos - a UEL comenta suas provas", que serve como um instrumento de análise do vestibular da instituição

Para o professor Nilson Douglas Castilho, coordenador de ensino médio do Colégio Marista de Londrina, o material pode dar pistas para a prova deste dia 6 de março. "A última publicação traz o olhar deste novo modelo, com as expectativas de respostas, de como gostaria que fosse feita a construção do raciocínio do aluno nas questões de múltipla escolha, e de como poderia ser conduzida a redação", comentou. "Também é possível perceber a distribuição dos conteúdos por componente curricular", acrescentou.

LEIA TAMBÉM: Vestibular da UEL movimenta Londrina no fim de semana

A Revista Diálogos Pedagógicos do Vestibular 2021 trouxe a classificação de dificuldade das questões da última prova. Segundo o documento, os itens possuem cinco classificações, todas baseadas na porcentagem de candidatos que responderam de maneira correta: Muito Fácil (acima de 80% de acerto), Fácil (entre 60% e 80%), Intermediária (entre 40% e 60%), Difícil (entre 20% e 40%) e Muito Difícil (abaixo de 20%). A UEL explica que os índices de dificuldade foram alcançados levando em consideração os candidatos que efetivamente realizaram a prova, já dos dos 27.532 inscritos, 15.575 compareceram no dia do Vestibular, 58,2% do total.

Entre o grau de dificuldade, cinco questões foram classificadas como Muito Fácil, 18 questões como Fácil, Intermediária e Difícil com 16 questões cada, e outras três questões classificadas como Muito Difícil. No total, 58 questões, que englobam 36 da Prova de Conhecimentos Gerais, 10 da Prova de língua Portuguesa e Literatura e 4 questões de cada uma das Provas de Línguas Estrangeiras (Espanhol, Francês e Inglês).

O documento traz a divisão por disciplina (veja o quadro abaixo). De acordo com a revista, "os números revelam um equilíbrio no grau de dificuldade, embora haja um conjunto maior de questões consideradas muito difíceis e difíceis". Com relação às disciplinas, "Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa foi a que teve maior proporção de questões difíceis. No outro extremo, o maior número de questões fáceis diz respeito à disciplina de Sociologia e Língua Francesa", destacou o documento, disponível no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS).

Imagem ilustrativa da imagem Vestibular da UEL: uma análise da última prova
| Foto: Reprodução/Cops/UEL

IMAGEM: Reprodução/COPS/UEL