ARTE

1. (Enem 2018)

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - caderno 3 - SIMULADO UEL
| Foto: Reprodução

As duas imagens são produções que têm a cerâmica como matéria-prima. A obra Estrutura vertical dupla se distingue da urna funerária marajoara ao:

a) evidenciar a simetria na disposição das peças.

b) materializar a técnica sem função utilitária.

c) abandonar a regularidade na composição.

d) anular possibilidades de leituras afetivas.

e) integrar o suporte em sua constituição.

2. (UEL 2020 – Adaptada)

Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

a) O Surrealismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.

b) O Expressionismo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e na irracionalidade.

c) O Cubismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.

d) O Futurismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.

e) O Dadaísmo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.

3. (Enem 2018 – Adaptada)

TEXTO 1

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - caderno 3 - SIMULADO UEL
| Foto: Reprodução

TEXTO II

Manuel da Costa Ataíde (Mariana, MG, 1762-1830), assim como os demais artistas do seu tempo, recorria a bíblias e a missais impressos na Europa como ponto de partida para a seleção iconográfica das suas composições, que então recriava com inventiva liberdade. Se Mário de Andrade houvesse conseguido a oportunidade de acesso aos meios de aproximação ótica da pintura dos forros de Manuel da Costa Ataíde, imaginamos como não teria vibrado com o mulatismo das figuras do mestre marianense, ratificando, ao lado de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a sua percepção pioneira de um surto de racialidade brasileira em nossa terra, em pleno século XVIII.

FROTA, L. C. Ataíde: vida e obra de Manuel da Costa Ataíde.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

O Texto II destaca a inovação na representação artística setecentista, expressa no Texto I pela

a) Retratação de elementos europeus.

b) Reprodução de episódios bíblicos.

c) Recuperação do antropocentrismo clássico.

d) Incorporação de características identitárias.

e) Valorização do sincretismo religioso.

BIOLOGIA

1 - (DEEB)

Os primeiros seres vivos deviam ser muito simples, constituídos por uma única célula; esta era, talvez, ainda mais simples que a célula de seres unicelulares microscópicos recentemente descobertas, as arqueas. A maioria das arqueas vive hoje em ambientes extremos, como fontes de águas quentes, lagos salgados e pântanos. A simplicidade das arqueas e os ambientes onde elas vivem levam os cientistas a conjecturar se esses microrganismos não seriam parecidos com as primeiras formas de vida, originadas em ambientes semelhantes existentes na Terra primitiva.

Por volta de 2 bilhões de anos atrás, ocorreu uma grande inovação na estrutura dos seres vivos: surgiu a célula eucariótica, mais complexa que a célula procariótica, atualmente presente apenas em bactérias e arqueas.

AMABIS, José Mariano. Biologia. 4ª edição – São Paulo. Moderna

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a evolução da vida, considere as afirmativas a seguir.

I. O surgimento de compartimentos membranosos das células eucarióticas, por invaginações da membrana plasmática de um ancestral comum procariótico, deram origem as organelas, aumentando assim a eficiência do funcionamento celular.

II. Os cloroplastos e as mitocôndrias originaram-se de células procarióticas que foram englobadas por células maiores e retidas em seu citoplasma

III. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido uma especialização do DNA

IV. O aumento de teor de gás oxigênio proporcionou o surgimento da respiração aeróbica, da camada de ozônio e consequentemente deu aos seres vivos a possibilidade de colonizar ambientes terrestres.

Assinale a alternativa correta

a. Somente as afirmativas I e II são corretas

b. Somente as afirmativas III e IV são corretas

c. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas

d. Somente a afirmativa III é correta

e. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas

2 - (IFSC 2015 – adaptada)


Em 2012, os cientistas John B. Gurdon, da Inglaterra, e Shinya Yamanaka, do Japão, foram contemplados com o Prêmio Nobel de Medicina. Em 1962, Gurdon iniciou um trabalho que futuramente originaria a clonagem de mamíferos, ao demonstrar que o DNA nuclear de uma célula madura não perde a capacidade de dar origem a um organismo viável. Mais recentemente, Yamanaka desenvolveu uma técnica de reprogramação celular, tornando possível a regressão de uma célula madura para o estado de célula-tronco embrionária, mais precisamente, células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs). Esses e outros trabalhos demonstram que as células-tronco podem ser uma importante fonte de tecidos para transplantes.

De acordo com seus conhecimentos sobre células-tronco e embriologia assinale a alternativa correta

a. As células-tronco obtidas pelo pesquisador Yamada podem ser chamadas de pluripotentes porque apresentam a capacidade de formar células dos tecidos primordiais: ectoderma, endoderma e mesoderma, no entanto, não podem formar células de anexos embrionários.

b. As células-tronco podem ser encontradas em diversos tecidos no indivíduo adulto. Na epiderme, por exemplo, estão presentes no extrato basal. Tais células são totipotentes, pois apresentam o potencial de se transformar em qualquer célula do tecido epitelial de revestimento.

c. As células-tronco embrionárias são também denominadas de multipotentes. Podem ser encontradas na célula-ovo ou zigoto e até a fase de mórula, são as únicas versáteis o suficiente para gerar todos os tecidos do embrião e dos anexos embrionários.

d. Atualmente o uso de células-tronco embrionárias pode ser substituído pelo uso de células encontradas no cordão umbilical e na parte fetal da placenta. Os tecidos mencionados são pluripotentes e possuem a vantagem de serem congelados e utilizados posteriormente para o tratamento de problemas como a esclerose múltipla e lesões de medula espinal.

e. A medula óssea vermelha apresenta células-tronco hematopoiéticas. Essas células são capazes de gerar um tipo de célula, as hemácias.

3 - (UEL 2019)

A síndrome de Down, que afeta um em cada mil recém-nascidos, não é uma doença, mas a mais comum das alterações cromossomiais. Trata-se de uma condição genética que vem acompanhada de algumas peculiaridades para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. A pessoa com síndrome de Down faz parte do universo da diversidade humana e tem muito a contribuir com desenvolvimento de uma sociedade inclusiva.

Assinale a alternativa que representa, corretamente, um cariótipo de portador da Síndrome de Down.

a. 45, X.

b. 46, XX.

c. 47, XXY.

d. 47, XY +21.

e. 47, XY+18.

4 - (DEEB)

Leia o texto a seguir.

Agroecologia beneficia consumidores, agricultores e meio ambiente

Debater e apresentar as novidades em agroecologia, reunindo técnicos, agricultores, pesquisadores, docentes e estudantes da América do Sul é um dos objetivos do Agroecol 2014, evento internacional que acontece de 19 a 21 de novembro de 2014, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados/MS.

"A agroecologia é uma ciência que orienta a adoção de tecnologias e práticas em sistemas de produção, procurando imitar os processos como ocorrem na natureza, evitando romper o equilíbrio ecológico que dá a estabilidade aos ecossistemas naturais” explica a professora da UFGD e vice-presidente da Comissão Organizadora do Agroecol 2014, Zefa Valdivina Pereira.

COMAS, Christiane. Agroecologia beneficia consumidores, agricultores e meio ambiente. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2014. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2075161/agroecologia-beneficia-consumidores-agricultores-e-meio-ambiente>. Acesso em: 25/01/2021

Uma das práticas de produção é a adubação verde, que consiste na incorporação ao solo espécies vegetais distintas, sendo as mais difundidas as leguminosas.

Assinale a alternativa que explica corretamente o objetivo da utilização de leguminosas nessa prática:

a. Reduz a necessidade do uso de fertilizantes, uma vez que elas apresentam em suas raízes bactérias fixadoras de nitrogênio.

b. Diminui a utilização de agrotóxicos, pois elas produzem substâncias que afastam pragas.

c. Mantém a capacidade de armazenamento de água no sol, evitando problemas deficiência nutricional e alagamento.

d. Acelera o processo de decomposição da matéria orgânica, absorvendo de forma estruturada os micronutrientes presentes no processo.

e. Reduz a atividade biológica do solo, evitando assim processos erosivos no local.

FILOSOFIA

1. (UEAP Adaptada)

O VÉU E A ASA

O VOO

O ALVO

de TALES: ÁGUA

ALMA

Herbert Emanuel, do Livro Nada ou Quase Uma Arte

O período pré-socrático é aquele que antecede o filósofo grego Sócrates, e é um momento da história da filosofia que possui pensadores importantes, como o citado no poema acima.

Entre as opções que seguem abaixo, marque a que contém exclusivamente filósofos do período pré-socrático.

A) Parmênides / Anaximandro / Empédocles.

B) Parmênides / Pitágoras / Aristóteles.

C) Anaxágoras / Platão / Demócrito.

D) Anaxímenes / Xenófanes / Boécio.

E) Tales de Mileto / Santo Agostinho / Heráclito.

2. (ENEM ADAPTADA)

Leia os excertos de texto a seguir:

O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga.

Corrompida Nação Fictícia de Lima Barreto

Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

“Reconhecer” e “cumprir” o que é moral constitui uma ambiguidade própria ao humano, porque as normas morais são as regras criadas pelo homem, para o homem. Logo, os fundadores das normas conferem a si mesmo e a seus pares sociais as regras a que devem seguir.

A partir da leitura dos dois fragmentos de textos, é possível afirmar que as normas morais são:

A) decorrentes da vontade divina, o que assegura que sejam aceitas e cumpridas por todos.

B) códigos idealizados para garantir as ações dos indivíduos de modo racional, cujo cumprimento é obrigação de todos.

C) amplas e por isso mesmo opõe-se a aptidão do indivíduo de cumpri-las universalmente.

D) desempenhadas por aqueles que observam as normas jurídicas pelo viés de que os fins da ação humana podem justificar os meios.

E) idealizadas pelo homem, que confere a si mesmo a lei à qual deve seguir.

3. (UEG Adaptada)

Na Grécia antiga, no século VI, certas condições históricas específicas levaram os filósofos da época a determinar qual seria a postura filosófica essencial diante do mundo, esse posicionamento ficou conhecido como atitude filosófica e é verificada pelo caráter crítico e racional que o homem adota perante a realidade cotidiana. Não é um exercício mental imediato e intuitivo, pelo contrário, por ser uma atitude de questionamento perante determinações e imposições sociais, buscando os porquês e as causas dos acontecimentos, ela demanda grande ânimo para pô-la em exercício.

Nesse sentido, pode-se afirmar que a atitude filosófica

A) existe desde que existe o ser humano, não havendo um local ou uma época específica para seu nascimento, o que nos autoriza a afirmar que mesmo a mentalidade mítica é também filosófica e exige o trabalho da razão.

B) inicia sua investigação quando aceitamos os dogmas e as certezas cotidianas que nos são impostos pela tradição e pela sociedade, visando educar o ser humano como cidadão.

C) surge quando o ser humano começa a exigir provas e justificações racionais que validam ou invalidam suas crenças, seus valores e suas práticas, em detrimento da verdade revelada pela codificação mítica.

D) é algo inerente ao ser humano desde sua origem e que, por meio da elaboração dos sentimentos, das percepções e dos anseios humanos, procura consolidar nossas crenças e opiniões.

4. (DEEB)

Oriunda do grego ethos, a palavra Ética significa comportamento. Não só uma palavra, é uma atitude filosófica que observa a conduta humana, refletindo sobre o que fazemos e porque fazemos. Ao longo da história da filosofia, vários grupos buscaram entender o comportamento humano e o modo como os indivíduos direcionavam seus caminhos sós ou em sociedade e, com isso, algumas escolas éticas se destacaram. Assinale a alternativa que não corresponde a uma destas escolas:

A) Eudaimonismo ou Teleologismo.

B) Deontologismo.

C) Bioética.

D) Utilitarismo.

E) Relativismo.

MATEMÁTICA

1 - (UEL 2020 Adaptada)

Uma ponte, composta de pista, colunas e base de sustentação, será construída conforme a figura a seguir.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - caderno 3 - SIMULADO UEL
| Foto: Reprodução

A pista da ponte é paralela ao solo e é apoiada por colunas de sustentação h0, h1, h2, h3, hc, h4, h5, h6 e h7 perpendiculares à pista e que possuem duas extremidades: na pista e na base de sustentação, a qual possui formato parabólico, cujo lugar geométrico coincide com parte do gráfico de uma função polinomial de segundo grau da forma f(x) = ax2 + bx2 + c, com a ≠ 0.

Suponha que as colunas têm espaçamentos iguais entre elas, que o comprimento da coluna central hc é zero, que a pista da ponte tem 24 metros de comprimento e que sua altura é de 6 metros em relação ao solo.

Com base nas informações e nos conhecimentos sobre funções polinomiais do 2º grau ou funções quadráticas, atribua V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) às afirmativas a seguir.

( ) O ponto de mínimo da função quadrática que representa a forma parabólica da ponte encontra-se exatamente em hc.

( ) A simetria da função quadrática que representa a forma parabólica da ponte garante a igualdade das alturas entre as colunas de sustentação de índices pares.

( ) O ponto P (4; −2/3) pertence à curva parabólica da função polinomial do 2º grau que representa a forma da ponte.

( ) As alturas das colunas h1 e h6 são iguais entre sim e estão em um intervalo entre 3 m e 3,5 m.

( ) As alturas de todas as colunas que sustentam a ponte somadas entre si não ultrapassam 20 m.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo a sequência correta.

A) V, V, F, V, F.

B) V, F, V, F, F.

C) F, V, V, F, V.

D) F, F, F, V, V.

E) F, F, V, V, F.

2 - (FGV 2020 Adaptada)

Em um grupo de homens e mulheres em que o número de mulheres é o dobro do número de homens, 55% dos homens já viajaram ao exterior e 48% das mulheres nunca viajaram ao exterior.

A probabilidade, expressa em porcentagem, de que uma pessoa do grupo, escolhida ao acaso, nunca tenha viajado ao exterior é

A) aproximadamente 31%

B) exatamente 47%

C) superior a 58%

D) igual a 70,5%

E) de 12% a 25%

3 - (FAC ALBERT EINSTEIN 2019 Adaptada)

Determinar a massa dos animais é extremamente importante para a administração de medicamentos. Há circunstâncias em que é possível estimar a massa de alguns animais sem o uso de balanças. Por exemplo, é possível determinar a massa aproximada (m) de um potro, em kg, em função de seu perímetro torácico (s), em cm, por meio da fórmula 𝑚= ( 𝑠−25) /0,7.

Para tratamentos anti-inflamatórios com Meloxican, a dosagem indicada para equinos é de 0,6 mg desse princípio ativo por kg de massa corporal. Esse medicamento é comercializado em frascos de 100 mL contendo 2 g de Meloxican.

Em um potro, a quantidade Q (t), em mg, de Meloxican presente no organismo do animal, t horas após a aplicação, é descrita pelo gráfico e modelada pela função

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - caderno 3 - SIMULADO UEL

O valor da constante k e a quantidade de Meloxican, em mg, presente no organismo desse animal 24 horas após a aplicação é

A) 1,25 mg.

B) 1,50 mg.

C) 1,75 mg.

D) 2,00 mg.

E) 2,25 mg.

4 - (UEL 2020)

Na exposição virtual “A Beleza da Matemática”, realizada no Museu do Amanhã, o belo é celebrado como simetria matemática, como exemplificado na imagem a seguir.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - caderno 3 - SIMULADO UEL

No plano cartesiano, dois pontos distintos P e Q são simétricos em relação a uma reta r se as seguintes condições forem simultaneamente atendidas:

I. a distância de P a r é igual à distância de Q a r

II. a reta que contém P e Q é perpendicular à reta r

Suponha que, no plano que contém a imagem da borboleta, o eixo de simetria r seja dado pela equação de reta y+x=2. Se P= (−2,0) é um ponto desse plano, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o ponto simétrico a P em relação à reta r.

A) (0, 2)

B) (2, 0)

C) (2, 2)

D) (2, 4)

E) (4, 2)

(Questões selecionadas e disponibilizadas pelos professores do Colégio Marista)

ACESSE AQUI AS RESPOSTAS DO SIMULADO>>> GABARITO FOLHAVEST - Caderno 3

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE LER

+ Candidatos devem se preparar para novo modelo de prova da UEL

ACESSE TODOS OS SIMULADOS DO FOLHAVEST AQUI

+ FOLHA VEST 2021| Reportagens e Simulados