SOCIOLOGIA

1 - (DEEB)

“Não estou obrigado a falar o mesmo idioma que meus compatriotas, nem a empregar as mesmas moedas legais; mas é impossível agir de outra maneira. Minha tentativa fracassaria lamentavelmente, se procurasse escapar dessa necessidade. Se sou industrial nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.

DURKHEIM, É. As regras do método sociológico. 5.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968. p.3.

Émile Durkheim, um dos pioneiros do estudo sociológico, tem na relação indivíduo e sociedade uma de suas preocupações centrais. O teórico analisa como os indivíduos reagem ao coletivo.

Assinale a alternativa que explica, de acordo com as ideias de Durkheim, como o coletivo influencia as ações individuais.

a) As ações individuais é que definem as formas como os indivíduos agem no mundo.

b) O indivíduo age de forma a não contrariar o coletivo, evitando fugir dos padrões pré-estabelecidos.

c) As ações dos indivíduos são inerentes ao cotidiano humano, independentemente de conviver ou

não com a sociedade.

d) O que conduz a maneira de um indivíduo agir é a influência que recebe ao nascer, à medida que

amadurece passa a ser menos influenciado pelo coletivo.

e) As ações individuais são influenciadas pela sociedade, mas sujeitos autônomos e livres, agem de

acordo com suas próprias ideias, opondo-se às ações coletivas.

2) (UEM-PR Adaptada)

O sociólogo francês Serge Paugam considera que existem várias diferenças importantes entre as formas de pensamento da consciência comum das pessoas e o conhecimento científico da sociologia. Para ele, “construir um objeto de estudos em sociologia consiste em passar do senso comum ao sentido sociológico. Como qualquer indivíduo vivendo em sociedade, o sociólogo tem opiniões, preferências, uma relação pessoal com as coisas e com os seres. Os fenômenos que ele estuda – o que denominamos o social em sentido amplo – não são isoláveis da atividade humana da qual ele participa. Ele não é o único a conhecê-los, mas sua abordagem é diferente enquanto inscrita num quadro de referências rigorosamente definido, cuja principal característica é a de submeter-se às normas da verdade científica.

Para tanto ele não pode contentar-se em utilizar ingenuamente a linguagem cotidiana, já que essa ao mesmo tempo exprime os valores, as crenças, os hábitos e as ideias dos homens vivendo em sociedade.

Esta linguagem constitui frequentemente uma barreira ao conhecimento científico. Os termos da vida cotidiana impõem-se como evidências que o sociólogo deve questionar. Ele não pode servir-se deles sem destruí-los, ou pelos menos sem defini-los de forma precisa.”

(PAUGAM, S. (coord.) A pesquisa sociológica. Petrópolis, Vozes, 2015, p. 23).

Assinale a alternativa que traz a compreensão de Paugam sobre o estudo sociológico.

a) O estudo sociológico deve ser utilizado no cotidiano das pessoas comuns, só assim ganhará sentido.

b) A Sociologia deve questionar opiniões, valores, crenças e hábitos das pessoas em sua vida cotidiana.

c) Os estudos sociológicos precisam definir com precisão o que querem dizer, levando em conta conceitos e referenciais teóricos.

d) A Sociologia precisa se basear em conhecimentos de senso comum sem se isolar da atividade humana que ocorre ao seu redor. e) O estudo sociológico só será válido se apresentar divergências em relação ao senso comum e às crenças religiosas existentes em uma sociedade.

3 - (DEEB)

Um estudo recente dos pesquisadores americanos Douglas Massey, da Universidade de Princeton, e Jonathan Rothwell, do Instituto Brookings, afirma que o local específico da cidade onde uma pessoa passa os primeiros 16 anos de sua vida é determinante na renda que ela terá muitas décadas depois, mesmo que mude seu local de residência diversas vezes. A conclusão pode fornecer mais argumentos às discussões sobre propostas polêmicas de vários países, incluindo alguns latino-americanos, de levar habitantes de bairros pobres para viver em regiões mais ricas das cidades. "O bairro é o ponto crítico onde se bloqueiam as aspirações das pessoas para subir na vida", disse Massey à BBC.

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/01/150127_bairro_humilde_pobreza_lf_cc. Acesso em 20/04/2018

Considerando a pesquisa, em sua relação com o fenômeno da mobilidade social, pode-se interpretar que

a) tanto os moradores de bairros periféricos, quanto aqueles que moram em bairros nobres, são juridicamente livres para ocuparem melhores posições na sociedade.

b) há evidências de que simplesmente se mudar de um bairro precário para um melhor é suficiente para que haja ganhos na renda futura de um sujeito.

c) em sociedade as chances de ocupar melhores posições sociais são menores para aqueles indivíduos que já se encontram em estratos mais altos.

d) nas sociedades capitalistas, os indivíduos não são iguais, tampouco livres, o que impede a

possibilidade de mudança de posições.

e) a ideia de mobilidade social é apenas um conceito abstrato, já que nas sociedades capitalistas ela se apresenta nula.

4 - (DEEB)

No mundo ocidental, as práticas que serão tratadas no comitê (o casamento infantil forçado, a privação do acesso à educação para meninas e a mutilação genital feminina) são consideradas práticas intoleráveis. Outros Estados, no entanto, principalmente onde as práticas são recorrentes, seja devido às questões religiosas, tradicionais ou culturais, podem até ser consideradas aceitáveis. É importante pensar que, muitas vezes, por pressões da sociedade em que vivem, as crianças são submetidas a essas práticas não contestadas. Dessa forma, é necessário pensar em medidas que, ao mesmo tempo, garantam os direitos das crianças e tentem manter também a liberdade cultural.

Adaptado de https://minionupucmg.wordpress.com/2017/10/11/universalismo-dos-direitos-humanos-vs-relativismo-cultural/ Acesso em 20/05/2019

Considerando o conceito de relativismo cultural e sua coexistência com a ideia universalista de direitos humanos, assinale a alternativa coerente.

a) O relativismo propõe que todos os países devem se ater à concepção do que são os direitos humanos, validando comportamentos universais, como valores e crenças.

b) A concepção dos direitos humanos defende que estes não podem ser implementados da mesma forma em qualquer país, pois dependem de particularidades culturais locais.

c) Os relativistas defendem que diferentes contextos culturais, bem como práticas em determinadas regiões não podem servir como uma justificativa para práticas que ferem os direitos humanos.

d) Em uma leitura relativista os Estados não são obrigados a respeitar as particularidades culturais de cada região, principalmente o seu sistema moral vigente. A moral de cada lugar não pode ameaçar a cultura de toda uma sociedade.

e) Compreende-se que os direitos humanos constituem uma proteção dos direitos da pessoa contra os excessos das práticas culturais, o que pode levar a entender a defesa dos direitos humanos como uma tentativa impositiva contra as culturas locais.

QUÍMICA

1. (UEL 2018)

O rompimento da barragem da Samarco em novembro de 2015 em Mariana (MG) é um dos maiores desastres do século XXI, considerando o volume de rejeitos despejados no meio ambiente.

Pesquisadores apontam que o resíduo sólido da barragem é constituído por Goethita 60%, Hematita (óxido de ferro) 23%, Quartzo (SiO2) 11,0%, Caulinita Al2Si2O5(OH)4 5,9% e alguns metais, tais como bário, chumbo, crômio, manganês, sódio, cádmio, mercúrio e arsênio.

(Adaptado. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/ geral/noticia/2016-01/desastre-em-mariana-e-o-maior-acidentemundial- com-barragens-em-100-anos>. Acesso em: 26 abr 2017.)

Dados: Massas atômicas de: Fe = 56 u; O = 16 u; Si = 28 u; Aℓ = 27 u; H = 1 u.

Se a Caulinita possui um teor de 21,7% de silício, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a porcentagem total de silício no resíduo sólido da barragem.

A) 1,1

B) 2,5

C) 3,4

D) 5,0

E) 6,4

2. - (UNOESTE 2020 – adaptada)

O grupo funcional no qual os átomos de carbono e oxigênio formam uma ligação dupla (C=O) é denominado carbonila. Esse grupo está presente nas estruturas de diversos tipos de substâncias, denominadas substâncias carboniladas ou compostos carbonilados.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 2 - Simulado UEL

Analisando as estruturas dos compostos carbonilados acima, é possível afirmar que o composto:

A) I. possui um ácido carboxílico em sua estrutura.

B) II. possui um fenol em sua estrutura.

C) III. possui um aldeído em sua estrutura.

D) IV. possui uma amida em sua estrutura.

E) V. possui uma cetona em sua estrutura.

3 - (UEM 2019 – Adaptada)

Considere o seguinte esquema, em nível microscópico, referente a uma reação química elementar. Nesse esquema, as esferas cinzas representam o elemento nitrogênio enquanto as esferas pretas representam o elemento oxigênio.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 2 - Simulado UEL

Analisando as informações acima, é correto afirmar que:

A) Uma reação química elementar ocorre também quando há colisão não efetiva entre as substâncias participantes.

B) A reação química representativa do esquema dado é N2O+NO→N2+NO2.

C) A lei cinética dessa reação é v = k . [N2] . [NO2]

D) O princípio da conservação da quantidade de movimento não é valido para reações químicas.

E) A colisão entre moléculas sempre provoca uma reação química.

4- (UNIOESTE 2019 – Adaptada)

O óxido de magnésio é utilizado como matéria prima ou precursor na síntese de vários compostos de magnésio para aplicação química, industrial e farmacêutica. Quando se adiciona óxido de magnésio (MgO) à água, ocorre à seguinte reação química:

MgO + H2O → Mg(OH)2 + X kcal/mol

Sabendo-se que as entalpias de formação dos compostos envolvidos são a 1atm e 25ºC (condições-padrão):

∆H (MgO) = -152 kcal/mol;

∆H (H2O) = -68 kcal/mol;

∆H (Mg(OH)2 ) = -240 kcal/mol;

Em relação à reação e o calor envolvido no processo, assinale a alternativa CORRETA.

A) A reação é exotérmica e libera 20 kcal/mol.

B) A reação é endotérmica libera -20 kcal/mol.

C) A reação é exotérmica absorve 40 kcal/mol.

D) A reação é endotérmica e absorve 40 kcal/mol.

E) A reação é exotérmica e absorve + 20 kcal/mol.

GEOGRAFIA

1 - (UFPR)

De acordo com o IBGE (2005), o bioma é “um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade própria”.

Considerando essa definição, identifique os distintos biomas brasileiros, numerando a coluna das características de acordo com a coluna das regiões.

1. Cobre cerca de 2 milhões de km2 do território nacional, incluindo os campos rupestres; é constituído por diversos tipos de vegetação savânica que diferem entre si pela abundância relativa de espécies rasteiras e espécies de árvores e arbustos, abrangendo desde formas campestres (campo limpo) até formas florestais.

2. Originalmente cobria uma área de mais de 1 milhão de km2. É um dos mais importantes repositórios de diversidade biológica do país e do planeta. É também o bioma mais ameaçado, com menos de 9% de área remanescente, sendo que 80% dessa área está em propriedade privada. As unidades de conservação correspondem a 2% da área remanescente. O desmatamento é consequência principalmente de atividades agrícolas, de reflorestamento homogêneo (pinus e eucalipto) e da urbanização.

3. Um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil e a maior e mais significativa área alagada do planeta, cobre cerca de 140 mil km2 em território brasileiro.

4. É o bioma brasileiro com maior porcentagem de área em Unidades de Conservação (10%). Cerca de 15% da área total foi removida em virtude da construção de rodovias que abriram caminho para atividades mineradoras, colonização, avanço da fronteira agrícola e exploração madeireira.

5. Caracteriza-se como cactácea, com chuvas irregulares e solos férteis, que contêm boa quantidade de minerais básicos para as plantas. Compreende um ecossistema único que tem grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e endemismo.

( ) Cerrado

( ) Amazônia

( ) Mata Atlântica*

( ) Pantanal

( ) Caatinga

*Floresta Atlântica

A) 1, 4, 2, 3, 5.

B) 4, 1, 2, 5, 3.

C) 5, 4, 1, 3, 2.

D) 1, 4, 3, 2, 5.

E) 3, 5, 2, 4, 1.

2 - (UEL/2018)

O Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos, com 7,3 litros por ano para cada habitante, e o número de veneno no prato do brasileiro aumentou consideravelmente nos últimos três anos (de 2016 a 2018). O Brasil caminha para a liberação do aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins, ficando na contramão de países europeus e dos EUA.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA VEST 2021 - Caderno 2 - Simulado UEL

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a utilização dos agrotóxicos, considere as afirmativas a seguir.

I. O aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins entre os anos de 2015 e 2018 foi de 363%, contribuindo qualitativamente com a segurança alimentar e a biodiversidade.

II. Em função da aplicação dos agrotóxicos, há a contaminação das águas e dos horizontes do solo, afetando a biota, podendo até tornar o solo estéril.

III. Algumas classes de pesticidas promovem a desorientação espacial e a morte das abelhas, prejudicando a polinização de determinadas lavouras e causando a queda na produção.

IV. A opção por um modelo de desenvolvimento baseado em latifúndios monocultores voltados para a exportação, aliada a políticas de redução e isenção de impostos, incentiva o uso desses produtos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

3 - (UEM 2012 Adaptada)

Sobre os diferentes tipos de indústrias e a sua dinâmica espacial, assinale a alternativa INCORRETA.

A) As indústrias de bens de produção ou de base produzem bens para outras indústrias, gastam muita energia e transformam grandes quantidades de matérias-primas. São exemplos desse tipo de indústrias: petroquímicas, metalúrgicas, siderúrgicas, entre outras.

B) As indústrias de bens de capital ou intermediárias é representada pelas siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas e indústrias de cimento. Essas industrias são aquelas que servem como base para outras indústrias, pois fornecem, além de matéria-prima e energia, equipamentos e instalações industriais e bens intermediários.

C) As indústrias de ponta estão ligadas ao emprego de alta tecnologia, elevado capital e de número grande de trabalhadores qualificados. Elas dependem de inovações constantes para que sejam possíveis modificações rápidas no processo de produção.

D) Apesar de ser classificadas em ramos distintos, a relação entre as indústrias e os demais setores da economia é indissociável, sua articulação demanda redes – marítima, ferroviária, rodoviária, aérea e virtuais – bem articuladas no espaço, para que o transporte de matéria-prima, bens e a comunicação ocorram de maneira eficaz.

E) As indústrias de bens de consumo estão divididas em duráveis e não duráveis. A primeira se refere à indústria de automóveis, eletrodomésticos e móveis. Já as não duráveis estão ligadas ao setor de vestuário, alimentos, remédios e calçados.

4 - (UEL 2019 Adaptada)

Leia o texto a seguir.

A climatologia constitui o estudo científico do clima. Ela trata dos padrões de comportamento da atmosfera em suas interações com as atividades humanas e com a superfície do Planeta durante um longo período de tempo.

MENDONÇA, F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007, p. 15.

Com base nos conhecimentos sobre climatologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) O estudo em climatologia possibilitou desvendar as dinâmicas naturais e o comportamento da atmosfera para que grupos sociais superassem a condição de meros espectadores das intempéries naturais e compreendessem o funcionamento de alguns fenômenos, em diferentes escalas.

( ) A ilha de calor é um fenômeno climático típico das grandes cidades que colabora para aumentar os índices de poluição, resultando na elevação das temperaturas médias nas áreas centrais da mancha urbana, em comparação com as áreas periféricas ou rurais.

( ) O difícil acesso às informações meteorológicas e climáticas tornou os conhecimentos da dinâmica atmosférica planetária e regional restritos à elite científica, o que impediu a elaboração de pesquisas e a popularização da ciência climatológica.

( ) Os elementos do clima – radiação solar, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, precipitação – são grandezas que caracterizam o estado da atmosfera e descrevem suas condições em um dado local e instante.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) F, F, V, V.

b) F, V, F, F.

c) V, F, V, F.

d) V, V, F, V.

e) V, F, F, V.

LITERATURA

I. (DEEB)

Sobre o conto “Peru de Natal” de Mário de Andrade, considere as afirmativas a seguir:

I. “[...]O nosso primeiro Natal de família, depois da morte de meu pai acontecida cinco meses antes[...]”. pode-se afirmar que estamos diante de um narrador-personagem que narra a história de dentro, ao mesmo tempo em que participa.

II. “[...]Era costume sempre, na família, a ceia de Natal. Ceia reles, já se imagina: ceia tipo meu pai, castanhas, figos, passas, depois da Missa do Galo[...]”. Segundo o narrador, o Natal da sua família era muito sentimental e a ceia não agradava ninguém.

III. “[...]um ser desprovido de sentimentos, de afetividade”” Meu pai fora de um bom errado, quase dramático, o puro-sangue dos desmancha-prazeres” [...]. Diante das impressões do narrador, percebe-se o caráter materialista do pai e seu poder de amofinação familiar.

IV. “[...] Papai virara santo, uma contemplação agradável, uma inexorável estrelinha do céu. Não prejudicara mais ninguém [...]. A luta contra o passado, representado pela memória do pai; pelo presente, representado pelo peru, faziam com que o narrador intensificasse ainda mais suas lembranças indesejadas.

Assinale a alternativa correta:

A) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

C) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

D) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

E) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

2. (DEEB)

Teresa e Mariana são personagens da obra Amor de Perdição. O papel desempenhado e o olhar da sociedade sobre o comportamento feminino mostram que

A) ainda no século XIX, a mulher era considerada frágil e emotiva, portanto Teresa é descrita dessa forma: menina de 15 anos, rica, herdeira, bonita e bem-nascida.

B) aceitando a imposição de que a mulher deve ser submissa ao homem, Teresa aceita essa ideologia quando faz concessões ao casamento arranjado por sua família.

C) diferentemente de Teresa, Mariana é descrita como forte, mulher da aldeia, que luta pelo seu amor até as últimas consequências.

D) Mariana se igualava a Teresa nesse papel, pois em sua casa, seu pai deixava claro a todos que sempre respeitara a vontade de sua filha sobre o casamento.

E) o amor das duas mulheres pelo jovem fidalgo se completa pelas semelhanças existentes entre elas, o modo como amam e são amadas por Simão.

3 - Sobre a obra “Eles não usam Black-Tie é correto afirmar:

A) O autor faz uma representação da realidade da vida na favela: seus moradores são alegres, embora não haja cooperação entre eles.

B) Em contraponto, a cidade, representada na obra, demonstra que a união, a lealdade e a solidariedade são os pilares das relações humanas.

C) Tião, quando criança, morou na cidade com seus padrinhos e por isso considerava a greve um movimento libertário para os trabalhadores moradores da favela.

D) A personagem do pai, Otávio, simboliza a comunidade. Ele é ao mesmo tempo uma pessoa bem-humorada e com um grande senso de solidariedade.

E) A história é contada por meio do tempo psicológico e as personagens entram em conflito sempre que retomam eventos ocorridos anteriormente.

(Questões selecionadas e disponibilizadas pelos professores do Colégio Marista)

Confira o gabarito em:

https://www.folhadelondrina.com.br/_/3058431