O prazo para inscrições no Programa de Residência Técnica e no Curso de Especialização em Economia Rural foi prorrogado até este domingo, dia 18. A iniciativa é da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), em parceria com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Trata-se de um programa pioneiro no Brasil, que proporciona a recém-formados, de maneira simultânea, a atuação em órgãos técnicos e a especialização acadêmica.

As disciplinas do curso serão ofertadas pelos professores do curso de Ciências Econômicas, campus de Toledo da Unioeste. O processo de seleção visa preencher 70 vagas com profissões e locais de trabalho definidos no edital. As aulas terão início em agosto de 2021 e seguem até julho de 2023.

Além da possibilidade de concluir a pós-graduação, os selecionados vão atuar como residentes no Deral (Departamento de Economia Rural), órgão da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná); na Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e no IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural)-Paraná.

Programa oferece 70 vagas para formados em diversas áreas há menos de 36 meses
Programa oferece 70 vagas para formados em diversas áreas há menos de 36 meses | Foto: Jonathan Campos/AEN

SIMULTÂNEOS

O chefe do Deral, Salatiel Turra, explica que a residência técnica e o curso de especialização ocorrem de maneira simultânea, pelo período de 24 meses.

“A residência tem atividades presenciais, durante 6 horas por dia, e o curso de especialização em economia rural é no formato EAD [Educação a Distância].” No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a cidade onde deseja atuar.

Turra acrescenta que as instituições prestes a receber os residentes ganharão uma oxigenação no corpo técnico.

“São pessoas jovens, que pensam de maneira diferente e podem trazer inovação. Por outro lado, o setor público tem condições de passar experiência de como executar as atividades. Os residentes terão conhecimento do sistema da agricultura, adquirindo habilidade de saber como funciona o setor público”, afirmou.

CRITÉRIOS

Para se habilitar, o candidato deve ter concluído o curso em período inferior a 36 meses da data da publicação do edital, junho deste ano. Ele também não pode estar recebendo bolsa de agências de fomento do Estado nem de programas financiados com recursos do Tesouro Estadual.

O aluno residente selecionado receberá, além da gratuidade no curso, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1,9 mil a cada mês efetivo na residência.

A carga horária a ser desenvolvida pelos bolsistas será de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Além das disciplinas comuns, há disciplinas eletivas relativas aos órgãos onde os residentes irão atuar.

ÁREAS

As vagas de residência técnica são oferecidas nas seguintes áreas: Agronomia, Zootecnia, Economia, Geografia, Estatística, Sistemas de Informação, Direito, Administração, Nutrição, Veterinária, Informática, Engenharia de Computação, Comunicação Social, Biologia, Turismo Rural, Psicologia e Biblioteconomia.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira é a prova, que terá peso 90. Ela será no formato on-line, na próxima quarta-feira, dia 21 de julho, com início às 10h e término às 12h. A segunda etapa é a análise de currículo, com peso 10 para todos os candidatos.

INSCRIÇÕES

O valor da inscrição é de R$ 150,00, a ser pago até 19 de julho (segunda-feira). A inscrição deverá ser feita unicamente por meio digital, até as 17h deste domingo, dia 18.

Edital, inscrições e mais informações no seguinte link:

https://www.unioeste.br/portal/interno/concurso-externo-realizados-pela-unioeste/758-externos/57241-curso-economia-rural-residencia-tecnica

LEIA TAMBÉM:

Embrapa Soja realiza evento de lançamento da plataforma CBSoja GoLive