O evento de lançamento da CBSoja GoLive, plataforma que tem como objetivo reunir cinco eventos técnicos até a realização do IX CB Soja (Congresso Brasileiro de Soja) e do Mercosoja, em Foz do Iguaçu (adiados para maio de 2022, por conta da pandemia) acontece no formato on-line nesta segunda-feira (28).

A ferramenta interativa irá trazer discussões relevantes do âmbito da cadeia produtiva da soja e agrupar pesquisadores e produtores da área. Na plataforma será possível encontrar eventos, feiras e outros conteúdos, de forma remota. A Embrapa irá disponibilizar uma experiência interativa, com participação do espectador via comentários on-line para pesquisadores e especialistas.

Imagem ilustrativa da imagem Embrapa Soja realiza evento de lançamento da plataforma CBSoja GoLive
| Foto: Gustavo Carneiro/19-10-20

A cerimônia de abertura será às 8h, com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão. Às 9h50, será apresentado o Painel – Produção sustentável de soja: desafios, oportunidades e avanços obtidos. O moderador será Ricardo Manoel Arioli Silva, presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA. Também estará em pauta “Os desafios agroambientais do Brasil no comércio internacional”, com Marcelo Brito, presidente da ABAG (Associação Brasileira de Agronegócio); e “O papel da ciência na produção sustentável de soja”, com Henrique Debiasi, pesquisador da Embrapa Soja. O painel tem encerramento previsto para 11h30.

Após a pausa para almoço, o evento retorna às 13h, com o painel “O mercado internacional de grãos e farelo de soja: relações internacionais, atualidades, desafios e soluções”, com a moderação de Daniel Furlan Amaral, gerente de economia da ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais). Entre as discussões estão: “Panorama dos principais temas agro na China no momento: segurança alimentar, segurança do alimento e sustentabilidade”, com Larissa Wachholz, chefe do Núcleo China e Assessora Especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; “Novo padrão chinês da soja e consequências para o Brasil”, com Glauco Bertoldo, diretor do Dipov (Departamento de Produtos de Origem Vegetal), núcleo da Secretaria de Defesa Agropecuária do Governo (SDA/MAPA); e, por último, “Las perspectivas del mercado de la soja: corto, médio y largo plazos”, apresentado por Julio Calzada, diretor de Informações e Estudos Econômicos da Bolsa de Comércio de Rosario, Argentina.

Imagem ilustrativa da imagem Embrapa Soja realiza evento de lançamento da plataforma CBSoja GoLive
| Foto: Divulgação/Embrapa Soja

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis até sexta-feira (26), na página do CB Soja GoLive: https://www.cbsoja.com.br/golive. Interessados devem escolher a opção “lançamento”, no ato da inscrição. O evento terá emissão de certificados.

*supervisão de Patrícia Maria Alves (editora)