O Paraná tem agora mais rota turística, a exemplo do Caminho do Café (Norte e Norte Pioneiro) e o Circuito Italiano (Região Metropolitana de Curitiba). No último dia 24, o governador Ratinho Junior sancionou a Lei nº 21.372 que institui a Rota Turística da Lavanda, que abrange cinco municípios de quatro regiões do Estado.

Os belíssimos cenários da Rota da Lavanda abrem mais uma opção de turismo rural no Estado
Os belíssimos cenários da Rota da Lavanda abrem mais uma opção de turismo rural no Estado | Foto: Fotos: Divulgação/Het Dorp/AEN

A rota foi lançada há um ano para promover o turismo rural e os produtos que têm a flor como matéria-prima. É formada por propriedades localizadas nas cidades de Carambeí e Palmeira, nos Campos Gerais, Toledo, no Oeste, e Londrina, no Norte, além do campus da UEM (Universidade Estadual de Maringá) de Umuarama, no Noroeste.

Emprego e geração de renda

“O turismo paranaense se reinventa a cada dia, e a Rota da Lavandas é mais uma oportunidade de promover as belezas que o Paraná produz. É uma iniciativa que leva empregos e geração de renda a diversas famílias do nosso Estado”, destacou Ratinho Junior.

LEIA TAMBÉM

56 mil pessoas participaram das Caminhadas na Natureza em 2022

A lei foi aprovada em fevereiro pela Assembleia Legislativa. Já a configuração da Rota da Lavanda foi uma iniciativa do programa de Turismo Rural do IDR- Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) para incorporar uma nova opção para geração de renda nas propriedades, além de mostrar ao visitante onde é possível encontrar pontos turísticos e cenários de lavanda no Estado.

Chocolate, geleia e sorvete de lavanda

Além da beleza e do perfume dos lavandários, os turistas que visitam as propriedades podem experimentar produtos como chocolate, geleia e sorvete de lavanda. Também é possível acompanhar o processo de extração de óleos e essências destas plantas, tanto na lavoura quanto no laboratório.

No laboratório da UEM de Umuarama, o visitante conhece a extração do óleo da lavanda e sua aplicação no dia a dia
No laboratório da UEM de Umuarama, o visitante conhece a extração do óleo da lavanda e sua aplicação no dia a dia | Foto: Jaelson Lucas / AEN

Em Carambeí, a rota passa pelo Her Dorp, um vilarejo de migrantes holandeses focado no turismo rural. Além de conhecer a lavoura, quem vai ao vilarejo pode acompanhar o processo de transformar a planta numa variedade de produtos artesanais. A propriedade conta, ainda, com uma queijaria e também oferece o contato dos visitantes com bezerros.

Um buquê de lavandas

Em Londrina, o foco da propriedade Santa Lavanda está no turismo de experiência. Os visitantes são recebidos com uma água saborizada e shortbread de lavanda, um tradicional biscoito holandês. Em seguida, assistem a uma palestra sobre os benefícios da planta e a diferença das espécies e, então, seguem para o campo onde aprendem a podar e podem levar um buquê de lavandas para casa como presente.

Veja reportagem transmídia que mostra a Rota do Café no Norte do Paraná

Quem não conhece o sorvete, a geleia de lavanda e o chocolate com a planta, vai poder experimentá-los no Lavandário Vale dos Sonhos, que fica em Palmeira. Além do campo de lavandas, o espaço conta também com três lagos, um celeiro country e oferece ensaios fotográficos e visita guiada com agendamento prévio. Os turistas também podem comprar produtos no armazém e participar de cursos de aromaterapia.

Além da beleza e do perfume dos lavandários, os turistas que visitam as propriedades podem experimentar produtos como chocolate, geleia e sorvete de lavanda
Além da beleza e do perfume dos lavandários, os turistas que visitam as propriedades podem experimentar produtos como chocolate, geleia e sorvete de lavanda | Foto: Fotos: Divulgação/Het Dorp/AEN

Toledo, na região Oeste, também faz parte do roteiro com a propriedade Alfazenda. Ela oferece um espaço para venda do que é produzido no local e explica sobre o cultivo da lavanda e a extração do óleo essencial.

Tecnologia

Já quem quer saber mais sobre a extração do óleo especificamente e como ele pode ser utilizado no dia a dia deve visitar o laboratório TEC BIO, da UEM, que fica em Umuarama. Lá é possível acompanhar o preparo das amostras e a montagem dos equipamentos para extração do óleo e a análise de qualidade, além de ajudar na produção de um creme hidratante. É possível também conhecer o cheiro de 25 diferentes óleos essenciais e testar diversas combinações de sinergias. (Com Agência Estadual de Notícias)