O município de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, lançou o projeto Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica, com vistas a desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio e atrair empresas e investidores que criem um ambiente de alta tecnologia em toda a região.

Município de Ivaiporã, que lançou o projeto  Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica: soluções inovadoras para o campo
Município de Ivaiporã, que lançou o projeto Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica: soluções inovadoras para o campo | Foto: José Fernando Ogura - AEN

O Polo Agrotech será instalado em um terreno de 3.531 metros quadrados no Parque Industrial 1, localizado na Gleba Pindaúva. A construção da incubadora tecnológica terá investimento superior a R$ 2 milhões.

Altamente produtiva, nova variedade de mandioca é lançada no Paraná

A iniciativa. anunciada no dia 6 de junho, tem apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Inovação (SGI) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Na mesma solenidade, foi assinado, entre outros documentos, um Termo de Cooperação Técnica entre o Tecpar, a Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) e a Agência Nacional de Comércio Exterior e Investimento da Coreia do Sul (Kotra).

“Estamos felizes não só por este evento de vanguarda, mas também porque hoje comemoramos 82 anos de criação do Tecpar”, comemorou o presidente do instituto, Jorge Callado. “E como um senhor de 82 anos não pode ser sedentário, tem que andar rápido, tem que estar se movendo, estamos aqui para apoiar este projeto, que deve servir para melhorar a vida da sociedade de uma forma ou de outra, gerar empregos e garantir desenvolvimento social, econômico e ambiental”.

Turismo abre oportunidades para agricultura familiar no Norte do Paraná

O superintendente de Inovação do Paraná, André Telles, destacou o poder da inovação e a determinação do governo de que ela seja implementada em todos os setores tanto para criação de algo novo quanto na melhoria do que já existe. “Aqui em Ivaiporã será desenvolvida uma indústria sem chaminé, com soluções de startups, de inteligência artificial, com uso de dados, modernização no campo e internet das coisas”, disse.

Inspiração

O projeto de Ivaiporã conta com apoio do governo sul-coreano. “A Coreia do Sul é um país para se imitar. Há 50 anos era mais pobre que o Brasil, investiu em educação e construiu essa nação forte, referência em tecnologia”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Se quisermos impulsionar cada vez mais a capacidade competitiva do Brasil no mundo com a produção de alimentos e fibras precisamos investir e criar um movimento como este para encontrar soluções modernas para nossos problemas”.

UEL e UENP vão desenvolver biofungicida contra a ferrugem asiática

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, ressaltou a escolha do setor agro como componente principal da incubadora e do polo tecnológico. “Somos um município altamente produtivo, temos uma das melhores terras do Brasil e precisamos de tecnologia”, acentuou. “Este polo vai buscar soluções para os pequenos e médios produtores para que o Brasil e o Paraná demonstrem sua vocação de celeiro do Brasil”.

Presente na solenidade, o cônsul da Economia da Coreia do Sul no Brasil, Byeongwook Woo, manifestou o apoio do governo do país da Ásia Oriental ao projeto. “Como funcionário governamental, espero que negócios sejam desenvolvidos logo depois (da instalação)”, disse.

A amizade entre os dois países foi ressaltada por Sangbum Bae, diretor-geral da Agência Nacional de Comércio Exterior e Investimento da Coreia do Sul (Kotra), que participará da cooperação técnica para o projeto. Segundo ele, o Brasil é forte na produção agrícola, enquanto a Coreia do Sul se destaca em ciência e tecnologia. “Há uma grande chance de unir e aprender sobre os pontos fortes de cada país”, disse.

Ele lembrou que Brasil e Coreia do Sul têm fuso horário com 12 horas de diferença, mas acentuou que se engana quem acha que isso significa estar muito longe. “Hoje estamos aqui para discutir negócios e melhorar as operações, mas para ter cooperação o mais importante é a paixão. Os coreanos e os brasileiros têm paixão e há amizade entre os povos”, afirmou. “Manter a paixão e a amizade é o mais importante”.

Participante da parceria, o presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc), Paulo Spaccaquerche, reforçou a necessidade de criar soluções inovadoras com conectividade no campo, estimulando o ecossistema e propiciando atrativos para a permanência dos jovens no campo. “Ivaiporã vai necessitar de muito mais coisas, além dessa pequena parceria que é grande diante de tudo que temos de fazer aqui”, disse. (Com Agência Estadual de Notícias)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1